Agronegócios

Consultar Guia 372
Ferramenta voltada para analistas ambientais dos municípios, para que esclareçam suas dúvidas a respeito de processos de licenciamento ambiental, através de um catálogo de perguntas e respostas disponibilizados pela FEPAM ou por uma nova pergunta a ser realizada.
Analisar sementes de culturas vegetais
Analisar sementes de espécies de grandes culturas, forrageiras, oleícolas, ornamentais, florestais, medicinais, condimentares e aromáticas.
Analisar solos
Análise de solo
Arranjos Produtivos Locais
Arranjos Produtivos Locais (APLs) são o conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação.
Averbação de área de reserva legal
Nos termos do Art. 12, da Lei Federal 12.651/2012, é obrigação possuir 20% da área da propriedade rural com vegetação nativa conservada, podendo essa extensão ser averbada à margem da Matrícula no Registro de Imóveis para garantir a perpetuidade de manutenção desses espaços com características ecológicas importantes. Este ramo de atividade pode servira tanto para novas averbações quanto para realocações de sua localização no imóvel rural.
Averbação de área de servidão ambiental
A servidão ambiental é prevista na Lei Federal 12.651/2012 e visa limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes.
Conservação de Campos nativos
"O Campos do Sul tem como objetivo garantir a conservação dos campos nativos dos biomas Pampa e Mata Atlântica. Baseado na oferta da assistência técnica especializada, o programa visa incentivar proprietários rurais a adotarem boas práticas ambientais e de manejo, garantindo a proteção dos serviços funcionais e ecossistêmicos dos ambientes campestres e da sua diversidade biológica.
Consulta sobre a situação do Cadastro Ambiental Rural
Permite a consulta aos imóveis cadastrados no Cadastro Ambiental Rural - CAR.
Dados das safras de arroz
Dados sobre as safras de arroz no Rio Grande do Sul: evolução da colheita, produção por município, evolução da semeadura, entre outros.
Efetuar cadastro de usos da água
O cadastro de uma intervenção em um corpo hídrico é o primeiro passo para a sua regularização, e se finaliza com a solicitação de outorga de uso da água (ou sua dispensa) ou com a sua adequada desativação (descomissionamento, tamponamento ou desativação).
Emissão da segunda via do Recibo CAR
Emitir Recibo de inscrição no CAR em arquivo PDF
Emitir Certificado de Destinação Final - (CDF)
Permite que o Destinador emita o Certificado de Destinação Final (CDF)
Financiamento para o Agronegócio
Orientações para obter financiamento junto ao BRDE para Agronegócio
Financiamento para Pessoa Jurídica
Orientações para obter financiamento junto ao BRDE para Pessoa Jurídica
Gerar Declaração de Movimentação de Resíduos - (DMR)
Permite a geração e envio da Declaração de Movimentação de Resíduos (DMR)
Gerar Manifesto de Transporte de Resíduos - (MTR)
Permite gerar o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR)
IRGA - Acompanhamento de Safra
Informações de como está o andamento da safra, da cultura do arroz, no estado do Rio Grande do Sul.
IRGA - Declaração Taxa CDO
Emissão da Guia de Arrecadação.
IRGA - Informações de Mercado
Informações de mercado da cultura do arroz no Brasil e no mundo.
IRGA - Informações Técnicas para o Produtor Orizícola
A Circular Técnica é uma publicação seriada não periódica, que busca registrar e divulgar assuntos com conhecimento consolidado pela a instituição e que precisam ser repassados ao sistema produtivo do Arroz.
IRGA - Semente Certificada
Habilitação de produtores para a multiplicação e comercialização de semente certificada das cultivares de arroz protegidas e/ou mantidas pelo IRGA.
Obter Estirpes de Rizóbios
Obter Estirpes de Rizóbios
Produtor Rural - Informações
Todo o indivíduo, portador de cadastro de Pessoa Física (CPF), produtor rural, representante de órgão estadual ou representante de estabelecimento comercial, que possua propriedade(s) rural(is) devidamente registrada(s) pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), poderá efetuar consultas dos dados cadastrais e da(s) propriedade (s) onde atue.
Programa Badesul de Apoio à Agricultura
Financiamento destinado a produtores rurais e agricultores familiares, com o objetivo de incrementar a renda das propriedades rurais, redução das desigualdades regionais, substituição de importações e o suprimento de matérias primas para o setor industrial.
Realizar Inscrição no Sistema de Cadastro Ambiental Rural
O CAR é um registro eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais. Esse registro trata-se do cadastramento do imóvel no SiCAR.