Agropecuária

Consultar Guia 372
Ferramenta voltada para analistas ambientais dos municípios, para que esclareçam suas dúvidas a respeito de processos de licenciamento ambiental, através de um catálogo de perguntas e respostas disponibilizados pela FEPAM ou por uma nova pergunta a ser realizada.
Analisar amostras e emitir laudos relativos à sanidade animal
Análise amostras e emissão de laudos relativos à sanidade animal
Analisar solos
Análise de solo
Analisar substratos e resíduos
Analisar substratos e resíduos
Arranjos Produtivos Locais
Arranjos Produtivos Locais (APLs) são o conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação.
Autorização de Meliponário com finalidade comercial, científica ou educacional
 Autorizar a criação, manejo e conservação de meliponíneos, bem como a implantação de meliponáriosos das abelhas nativas-sem-ferrão
Averbação de área de servidão ambiental
A servidão ambiental é prevista na Lei Federal 12.651/2012 e visa limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes.
Cadastrar propriedade rural, produtor, atividades e produções
Cadastrar Propriedade, Produtor, suas caracterizações, produções. Toda propriedade rural, produtor e suas atividades deve estar devidamente cadastradas na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.
Cadastro SiSPASS - Amadorista de Passeriformes Cadastro Novo
Cadastro de criação Amadorista de Passeriformes Nativos, que visa a possibilidades de uma pessoa física mantém em cativeiro, sem finalidade comercial, indivíduos das espécies de aves nativas da Ordem Passeriformes.
Compensação Ambiental por área equivalente
Compensação Ambiental por área equivalente
Consulta Popular RS
Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular
Consulta sobre a situação do Cadastro Ambiental Rural
Permite a consulta aos imóveis cadastrados no Cadastro Ambiental Rural - CAR.
Credenciamento de Casas Agropecuárias - Animal
Credenciamento de Casas Agropecuárias - Animal, para venda de Vacinas contra Brucelose, Raiva e Produtos Vampiricidas. Credenciamento de Casas Agropecuárias para comércio de Aves Vivas.
Declaração Anual de Rebanho
A Declaração Anual de Rebanho é obrigatória para todas as propriedades rurais.
Declaração Complementar de Rebanho \ Ajuste de Saldo
Declaração Complementar de Rebanho A Declaração Complementar de Rebanho é utilizada para o produtor declarar os nascimentos, mortes, consumos e roubos dos animais, além das trocas de faixa etária do seu rebanho.
Efetuar cadastro de usos da água
O cadastro de uma intervenção em um corpo hídrico é o primeiro passo para a sua regularização, e se finaliza com a solicitação de outorga de uso da água (ou sua dispensa) ou com a sua adequada desativação (descomissionamento, tamponamento ou desativação).
Elaborar Projetos de Irrigação
A Emater/RS-Ascar tem no seu quadro técnicos capacitados para elaborar projeto de irrigação. A Emater/RS-Ascar encaminha o projeto para licenciamento ambiental e outorga do uso da água. Com isso, a Emater/RS-Ascar busca fomentar e ampliar a irrigação como tecnologia de produção e ampliar a área irrigada, fornecendo maior segurança aos agricultores e aumento da produtividade das culturas da produção pecuária.
Elaborar projetos de microaçudes e sisternas
A Emater/RS-Ascar elabora projetos para fomentar e ampliar a reservação de água em cisternas, açudes e barragens.
Elaborar Projetos de Silos Secadores
Elaborar projetos para construção de estruturas destinadas à secagem e à armazenagem de grãos na propriedade rural, mantendo a qualidade (propriedades nutritivas) dos produtos, diminuindo as perdas quantitativas e os custos de operação.
Emissão da segunda via do Recibo CAR
Emitir Recibo de inscrição no CAR em arquivo PDF
Emissão de Guia de Transito Animal - GTA
A Guia de Trânsito Animal é o documento oficial para transporte de animal em todo território nacional, contém informações de origem e destino dos animais, além de condições sanitárias, finalidade do transporte entre outras.
Emitir a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP)
A Emater/RS-Ascar faz parte da rede credenciada para a emissão da DAP, de acordo com a portaria nº 523, de 24 de agosto de 2018 que disciplina a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Considera-se DAP o instrumento utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas.
Emitir Certificado de Destinação Final - (CDF)
Permite que o Destinador emita o Certificado de Destinação Final (CDF)
Financiamento para o Agronegócio
Orientações para obter financiamento junto ao BRDE para Agronegócio
Financiamento para Pessoa Jurídica
Orientações para obter financiamento junto ao BRDE para Pessoa Jurídica