Página Inicial do TudoFácil Eletrônico
Portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Busca rápida de Serviços e Informações
Buscar
Fechar a janela

Para refinar sua busca:

  1. Para procurar resultados com uma expressão, informar entre aspas.
    Ex: "carteira de identidade" - Vai procurar por esta expressão exata.
  2. Para procurar resultados com qualquer uma das palavras, informar as palavras separadas por espaço.
    Ex: carteira identidade - Vai procurar por carteira OU identidade
  3. Para procurar resultados com todas as palavras, informar as palavras separadas por "e".
    Ex: carteira e identidade - Vai procurar por carteira E identidade
  4. É possível combinar estes parâmetros.
    Ex: "carteira de identidade" e agendamento - Vai procurar pela expressão exata "carteira de identidade" e agendamento
Publicado em 17/04/2012

Estado vai oferecer "Carteira de Nome Social' para travestis e transexuais

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) através de um Grupo de Trabalho (GT), está concluindo o projeto da ‘Carteira de Nome Social', para travestis e transexuais nos registros estaduais, que servirá também como documento de identificação nos serviços públicos prestados pelo Estado. No documento, expedido paralelamente com a Carteira de Identidade, constará o número do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Física (CPF).

Integrantes do GT, sob a coordenação da chefe de Gabinete da SSP, Raquel Gomes, reuniram-se nesta terça-feira (17), para as últimas definições da nova carteira, na sede da SSP, em Porto Alegre. A confecção desse documento vai além do que ficou determinado no Decreto nº 48.118, de 27 de junho de 2011, que dispõe sobre o tratamento nominal, inclusão e uso do nome social de travestis e transexuais. O decreto estabelece que "nome social" é aquele pelo qual travestis e transexuais se identificam e são identificados pela sociedade.

"Consideramos que somente fazer o cadastro desse nome no sistema da SSP não seria suficiente e, em reunião com o público abrangido, surgiu a idéia da confecção da ‘Carteira de Nome Social', que já está se tornando uma realidade", disse Raquel.


Para a efetivação do nome social, as pessoas interessadas deverão se dirigir ao Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), onde o cadastro será feito com toda segurança e transparência pelos mesmos servidores que confeccionam a Carteira de Identidade. Esse cadastramento permitirá que os operadores da segurança pública tenham acesso online ao nome social cadastrado, através dos bancos de dados da SSP, na qual o nome civil também aparecerá na mesma tela.

Integram o GT representantes das vinculadas da SSP: Polícia Civil, IGP, Brigada Militar, Susepe, além da Ouvidoria da Segurança Pública

 

Endereço que você está
Endereço do TudoFácil
TUDOFÁCIL

CENTRO. Av Borges de Medeiros, 521 - Porto Alegre RS. Tel (51) 3224 1924. De segunda a sexta, das 7h30min às 19h30min

ZONA NORTE. Rua Domingos Rubbo, 51 - Bairro Cristo Redentor, Porto Alegre RS. Tel (51) 3337 0375. De segunda a sexta, das 7h30min às 19h30min

ZONA SUL. Rua Wenceslau Escobar, 2666 - Bairro Tristeza, Porto Alegre RS. Tel (51) 3311 7113. De segunda a sexta, das 7h30min às 19h30min

Importante: Comunicamos que, para o encaminhamento de documentação, as solicitações serão aceitas até às 19h. Após esse horário, somente entrega de documentação.

Desenvolvido pela PROCERGS