Outono deve ter chuvas acima da média

Publicado: 19/03/2016 | Atualização: 06/06/2016
A estação tem também maior frequência de nevoeirosFoto: Fernando Dias/Seapi

O outono, que inicia na madrugada deste domingo (20) e se estende até o dia 20 de junho, seguirá com a influência do fenômeno El Niño e tende a ter chuvas acima da média. Quem informa é a agrometeorologista da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Bernadete Radin. Segundo ela, o mês de abril será o mais chuvoso. 

Bernadete explica que, quando o El Niño ocorre na primavera, como aconteceu em 2015, a tendência é de haver chuva no outono. "Há um repique de precipitações mais intensas", explica. Conforme a pesquisadora, a estação tem maior frequência de nevoeiros e, em pontos mais altos, como na Serra Gaúcha, ocorrem geadas.

"Há mais entrada de massa de ar frio, por isso, as temperaturas devem ficar dentro da normalidade, ou seja, mais baixas do que as do ano passado, que teve temperaturas acima da média para a época". Segundo o Centro Estadual de Meteorologia (Cemetrs) da Fepagro, a mínima deve ficar em torno dos 10°C, e a máxima em 25°C. A pesquisadora esclarece também que o tempo mais frio proporciona mais qualidade às frutas, como os citros por exemplo (laranja, bergamota, nectarina, entre outros).

Dificuldades

Bernadete alerta que a chuva acima da média pode dificultar a entrada de máquinas para a colheita de algumas culturas como a soja e o feijão safrinha. "Até agora, apenas 15% da soja plantada foi colhida no Rio Grande do Sul”, conta.

A recomendação da Fepagro é que os agricultores estejam com suas máquinas preparadas para quando as condições de umidade do solo estejam adequadas e a cultura no ponto de colheita. "Assim que as condições forem favoráveis, eles devem colher imediatamente, porque, mais tarde, podem ter prejuízos".

O excesso de chuvas pode ainda atrasar o preparo do solo para o plantio das culturas de inverno, como o trigo, que inicia entre o final de maio e o início de junho.


Texto: Darlene Silveira/Ascom Fepagro
Edição: Denise Camargo/Secom