Emissão de 2ª via da Carteira de Identidade pode ser feita em três horas

Publicado: 16/04/2016 | Atualização: 06/06/2016
O novo serviço permite a confecção do documento em até três horasFoto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Foi lançado oficialmente, nesta sexta-feira (15), pelo governador José Ivo Sartori o serviço expresso de emissão da 2ª via da Carteira de Identidade. A nova modalidade permite a confecção do documento em qualquer Posto de Identificação informatizado do Instituto Geral de Perícias (IGP), em todo o estado, com solicitação de entrega em até três horas após o pagamento da taxa, desde que a retirada seja feita no posto da Av. Azenha, 255, em Porto Alegre. O serviço é opcional e tem um custo de R$ 78,06 (o valor normal é de R$ 60,05).

Além desta opção de urgência, a emissão de carteira de identidade já funciona com tempo reduzido em alguns municípios. Caxias do Sul e Santa Maria passam a entregar o documento em até 5 dias (a carteira normal leva em média 12 dias). Na Região Metropolitana e em Porto Alegre, na Rede Tudo Fácil, a entrega pode ser feita em até 3 dias (a normal leva até 10 dias).

Sartori falou que este é um momento importante de evolução para o Estado e que é preciso cada vez mais que se tenha serviços facilitados. "Qualificar o atendimento é dar mais agilidade aos serviços, é trazer mais qualidade de vida aos cidadãos. Saudamos a iniciativa que está sendo posta em prática. E que este modelo de trabalho inspire outras ações que venham para melhorar o atendimento no nosso governo. Precisamos, cada vez mais, serviços e ações que facilitem o dia a dia das pessoas”, assegurou o governador.

O diretor-geral do IGP, Cleber Müller, mencionou a base de dados com alta tecnologia que o instituto possui e, com isso, a segurança das carteiras de identidade. "Gradativamente, o serviço será implementado em todos os Postos de Identificação informatizados do IGP. Estima-se que a nova operacionalização possa beneficiar aproximadamente 8 milhões de usuários, que já possuem carteira de identidade no Rio Grande do Sul", afirmou.

"Cada vez mais o Instituto Geral de Perícias vem produzindo trabalhos diferenciados que beneficiam toda a sociedade. Este serviço vai atender uma demanda comum de muitos brasileiros. A sociedade espera este tipo de ação, e é um dever do Estado produzir e viabilizar este tipo de serviço", garantiu o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini.

Em fase de testes e validações, sem divulgação, somente em março de 2016 foram realizadas 1.200 solicitações do serviço.

Prazos de emissão

Localidade

Carteira expressa

Carteira normal

Porto Alegre – Departamento de Identificação(Av. Azenha, 255)

3 horas

3 dias

Porto Alegre – Tudo Fácil

3 dias

10 dias

Região Metropolitana

3 dias

10 dias

Caxias do Sul

5 dias

12 dias

Santa Maria

5 dias

12 dias


Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom