CEEE Distribuição investe em nova tecnologia para melhorar qualidade dos serviços

Publicado: 19/04/2016 | Atualização: 06/06/2016
Entre os benefícios do novo produto, está o atendimento mais ágil de ocorrênciasFoto: Fernando C. Vieira

Diminuição no tempo de atendimento das ocorrências, com oferta de melhores serviços aos clientes de energia elétrica e evolução dos indicadores de qualidade da empresa. Esses serão os principais benefícios da Solução de Despacho Móvel (SDM), novo produto que a CEEE Distribuição contratou e que alia a tecnologia a uma melhor qualidade no fornecimento de energia elétrica prestado pela empresa ao seu mercado, formado por 1,6 milhão de clientes em 72 municípios do Rio Grande do Sul.

Nesta terça-feira (19), na sede da empresa em Porto Alegre, os integrantes do consórcio contratado, formado pelas empresas Nastek Indústria e Tecnologia, Agora Telecom e FreeNetworks, apresentaram a operacionalização da SDM na CEEE-D.

A nova plataforma funcionará integrada ao sistema de gerenciamento da rede de distribuição da Companhia e a primeira etapa estará implantada no final de agosto próximo em 100% da infraestrutura da Gerência Regional Metropolitana, e em aproximadamente 50% das regiões da Campanha, Centro Sul, Litoral Norte, Litoral Sul e Sul, atingindo procedimentos operacionais de 300 equipes de atendimento operacionais.

“Haverá melhor gestão da operação em tempo real, possibilidade de trabalhar com despacho automático e otimizado de ocorrências provenientes do Call Center e maior confiabilidade do sistema de comunicação utilizado pela área”, explica o chefe da Divisão de Operação da CEEE Distribuição, Rui Ferrarezi Garcia.

Conforme Garcia, a ferramenta implementa uma solução híbrida dos meios utilizados para comunicação (Sistema de Comunicação de Rádio VHF Digital e Analógico, GPRS e Satélite), cruzando informações geográficas das ocorrências com a posição georeferenciada das equipes de campo.

“Esse avanço tecnológico nos sistemas de comunicação utilizados pela operação da CEEE-D será importante para a melhoria da prestação do serviço ao cliente, que é o mais importante, bem como para o atendimento dos desafios impostos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para manutenção do contrato de concessão e regramentos da Anatel”, diz. “Além disso, o SDM irá gerar relatórios diários com o desempenho da equipe, demonstrando o tempo de atendimento, calculando o caminho mais curto para chegar ao cliente, localizar as viaturas da empresa em todo o estado, entre outras vantagens”, acrescenta Garcia.

Projeto definido pela gestão integra o Plano de Resultados

A Solução de Despacho Móvel foi um dos projetos definidos pela gestão no Plano de Resultados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a partir da renovação da concessão da CEEE-D, informa o diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Julio Hofer. Com investimento de R$ 12 milhões, entre recursos próprios e linha de financiamento do Prógrama Pró-Energia RS, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Agência Francesa de Desenvolvimento, esta iniciativa será importante para a melhoria dos serviços oferecidos aos clientes, além de proporcionar um melhor controle dos indicadores qualidade (duração e frequência das interrupções) que são sistematicamente acompanhados pelo órgão regulador.

No caso do DEC, (tempo médio que cada unidade consumidora de determinada área ficou sem energia), a determinação é que este período não ultrapasse o limite de 9,90 horas em 2020. Para 2016, o tempo máximo permitido é de 11,51 horas. A Companhia fechou o ano de 2015 com um DEC de 17,10 horas e um FEC (quantidade de vezes média que um consumidor da concessionária fica sem energia) de 11,70 interrupções, valores bem inferiores aos registrados pela Companhia em 2014 (quando o DEC foi de 27,41 horas e o FEC de 17,63).

Segundo Hofer, esses índices demonstram que o conjunto de medidas adotadas pela gestão já estão trazendo resultados esperados e mostram que precisam avançar. “Continuaremos, com a integração de todas as áreas,atuando nos quatro pilares do planejamento estratégico, que são envolvimento dos empregados nos projetos, foco na gestão por indicadores, ações de automação e eficiência operacional”, acrescenta.

Objetivos do novo serviço:

• Redução do número de deslocamentos improdutivos pelas equipes de campo, com redução de despesas;
  • Redução do tempo de atendimento e melhoramento da qualidade dos serviços prestados;
  • Redução com serviços de chamadas pelo Call Center 0800.721.2333;
  • Otimização das equipes do Centro de Operação e Equipes de Campo;
  • Maior disponibilidade de equipes para atendimento de ocorrências;
  • Maior eficiência e eficácia no atendimento em casos de desligamentos programados;
  • Melhoria na segurança do trabalho das equipes de campo;
  • Maior eficiência na priorização adequada dos atendimentos emergenciais;
  • Maior controle da qualidade dos serviços prestados pelas equipes de campo e do Centro de Operação;
  • Otimização do tempo de operadores do Centro de Operação;
  • Redução e/ou eliminação de interferências na comunicação, melhorando a confiabilidade e segurança no sistema;
  • Rastreabilidade do processo, o que possibilita indicadores mais efetivos de eficiência e eficácia dos atendimentos.

Texto: Mara Medeiros/Grupo CEEE
Edição: Cristina Lac/Secom