Começa a campanha de prevenção contra a gripe no estado

Publicado: 27/04/2016 | Atualização: 06/06/2016
Campanha de vacinação contra gripe já está em vigor no estadoFoto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

A Secretaria da Saúde (SES) iniciou nessa segunda-feira (25) a campanha de prevenção contra a gripe. Uma das ações é a vacinação dos grupos mais vulneráveis. Em paralelo, a SES trabalha focada nas medidas preventivas a toda a comunidade, já que alguns hábitos e cuidados são de grande importância para evitar a circulação do vírus Influenza. Também foram apresentadas na terça-feira as parcerias da Secretaria da Saúde com o Telessaúde/Ufrgs e o Conselho Regional de Medicina (Cremers), que resultaram em um canal via telefone 0800 e site, além de peças publicitárias sobre o tema.

Na apresentação, na sede do Cremers, em Porto Alegre, o secretário João Gabbardo dos Reis reiterou que a vacinação é uma das armas para o enfrentamento à gripe. “Mas não é a única. É fundamental a adoção por todos de hábitos que também irão proteger e diminuir a circulação do vírus”, frisou. Entre os cuidados que ele destaca, está a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos. Gabbardo também ressaltou a importância de lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas.

Em relação à parceria com o Cremers, o secretário apontou a necessidade de consenso nas informações trabalhadas pela comunidade médica. “Nosso anseio é por uma uniformidade nas orientações, sem divergências e com a adesão dos profissionais, sejam da rede pública ou privada”, afirmou. A fala foi ratificada pelo presidente do conselho, Rogério Aguiar, que comentou o princípio ético de estender ao maior número de pessoas os avanços e informações da área médica. Na sequência, foi apresentada a campanha de mídia da entidade em parceria com a SES e Ufrgs, que fala do alerta ao H1N1. A ação publicitária conta com cartazes informativos, outdoors, peças em jornais e no site do conselho.

RSContraGripe

A campanha RSContraGripe, uma parceria da SES com o núcleo de Telessaúde da Ufrgs e o Cremers, também foi apresentada na manhã  de terça. O telefone 0800-645-3308 já está disponível para esclarecimento de dúvidas sobre sintomas, prevenção e recomendações sobre a gripe e Influenza. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17h30min. As ligações são gratuitas. Além disso, o site telessauders.ufrgs.br/gripe dispõe de vídeos e materiais informativos para download sobre cuidados para prevenir e tratar a gripe, resfriados e outros problemas respiratórios.

Texto: Ascom SES
Edição: Léa Aragón/Secom