Última semana com desconto máximo de até 21,6% no IPVA 2017

Publicado: 20/02/2017 | Atualização: 20/02/2017
Informando a placa e o Renavam, os usuários podem verificar, por recurso, todas as informações necessárias para a regularização do veículoFoto: Arquivo Palácio Piratini

O motorista interessado em quitar o IPVA 2017 com descontos que podem chegar a 21,6% precisa ficar atento ao calendário: o prazo vence na próxima sexta-feira (24). Também por conta do feriado bancário durante o período de carnaval, esta é a última semana para contribuinte que parcelou o imposto pagar a segunda prestação.

O desconto máximo definido para o mês de fevereiro compreende o abatimento de 2% sobre o valor do imposto e mais os benefícios dos programas do Bom Cidadão e do Bom Motorista. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de 15% - para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.

Até a semana passada, 1.385.692 veículos já estavam com o IPVA em dia. Com isso, a arrecadação bruta chegou a R$ 958,8 milhões (39% da previsão de arrecadação pelo calendário atual). Metade deste valor é repassado automaticamente para as prefeituras gaúchas de acordo com o município de licenciamento. A Receita Estadual projeta arrecadar R$ 2,619 bilhões com o IPVA 2017. 


TABELA DE DESCONTOS MÁXIMOS

PAGAMENTO

DESCONTOS

ANTECIPAÇÃO

DESCONTO

MÁXIMO PJ

DESCONTO

MÁXIMO PF

Até 24/02/2017

2%

2%

21,60%

Até 31/03/2017

1%

1%

20,80%

     




















SERVIÇOS 


A Receita Estadual oferece no site da Secretaria da Fazenda a nova consulta simplificada do IPVA. Informando a placa e o Renavam, os usuários podem verificar, por recurso, todas as informações necessárias para a regularização do veículo.

O novo mecanismo reúne as informações em uma mesma base de dados, sem a necessidade do proprietário ter conhecimento prévio sobre a situação do débito (se pendente de pagamento ou em dívida ativa) para uso do serviço. Além disso, o formato indica links para pagamento e parcelamento, emissão de guia e outras informações sobre o veículo, de modo a facilitar os procedimentos para os contribuintes.
Os valores do imposto tiveram uma redução média de 4,4% em relação ao calendário anterior, refletindo a queda do preço médio de mercado a partir de pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Quem paga? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1997.

Como pagar? Para realizar a quitação do imposto, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito. 

Onde pagar? No Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes). 
 
Alíquotas do IPVA no RS 
3% - Automóveis e camionetas 
2% - Motocicletas e 
1% - Caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação 

Frota total do Estado: 6.372.980 
Frota pagante de IPVA: 3.864.712 (61%)
Frota Isenta de IPVA: 2.508.268 (39%)


Texto: Pepo Kerschner/ Ascom Sefaz
Edição: Léa Aragón/ Secom