Governo do Estado marca presença no Dia de Cooperar

Publicado: 04/07/2017 | Atualização: 04/07/2017
Tudo Fácil faz a emissão de documentos online Foto:

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, esteve presente no Dia de Cooperar (Dia C), em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho. Centenas de pessoas buscaram atendimento e informações nos “stands” do Tudo Fácil, Procon RS e na unidade móvel da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS), no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Em 2017, o projeto, que tem o apoio do Sescoop/RS e do Sistema OCB, contou com mais de 7 mil voluntários de 137 cooperativas e entidades parceiras, totalizando mais de 200 mil pessoas beneficiadas em 120 municípios gaúchos.

Os funcionários do Tudo Fácil atenderam mais de 120 pessoas, sendo que 89 realizaram inscrição de CPF, 3 fizeram a emissão de folha corrida, duas a emissão de certidão de antecedente policial e 34 foram pedir informações gerais sobre documentos. No sábado o Tudo Fácil completou 19 anos de existência. Além dos serviços prestados pelo site www.tudofacil.rs.gov.br , o Tudo Fácil está à disposição da população, em Porto Alegre, nas agências do Centro (Av. Borges de Medeiros, 521) Zona Norte (Rua Domingos Rubbo, 51, em frente ao Hospital Cristo Redentor, bairro Cristo Redentor), e Zona Sul (Av. Wenceslau Escobar, 2.666, bairro Tristeza).  

O Procon RS, por meio de seus funcionários, distribuiu quase duzentos exemplares do Código de Defesa do Consumidor e várias pessoas pediram informações sobre a compra de bens e serviços que não atenderam as especificações anunciadas.

Também os servidores da FGTAS atenderam a mais de duzentas pessoas a maioria em busca de informações sobre a emissão da carteira de trabalho.

Conforme os organizadores do evento pelo Sescoop/RS, na capital, a programação no sábado começou com a formatura de 19 alunos do Programa Aprendiz Cooperativo, que receberam o certificado de conclusão do curso de auxiliar administrativo. Durante todo o dia, a população contou com diversos serviços gratuitos de saúde, educação e cidadania para cerca de 25 mil pessoas que passaram pelo local das 9h às 17h.