DetranRS orienta desmanches de veículos que atuam regularmente

Publicado: 25/05/2016 | Atualização: 06/06/2016
Reunião serviu para esclarecer os empresários sobre procedimentos para conclusão do processo de credenciamentoFoto: Divulgação DetranRS

Com a presença do secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, e de representantes das instituições que compõem a força-tarefa de fiscalização dos desmanches, o DetranRS reuniu, nessa terça-feira (24), as empresas que atuam regularmente com desmonte de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas. O evento ocorreu no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, com o propósito de esclarecer os empresários sobre os procedimentos para conclusão do processo de credenciamento ao Estado.
Quando entrou em vigor a Lei Federal dos Desmanches, em 20 de agosto de 2015, o DetranRS concedeu o prazo de um ano para as empresas que já estavam em processo de regularização para atenderem todas as exigências (documentais, de espaço físico e outras) e concluírem o processo de credenciamento. “Sabemos que essa transição não é fácil e que vocês estão enfrentando algumas dificuldades, principalmente com relação a alvarás, mas estamos aqui para ajudar”, disse o chefe da Divisão de Desmanches, Gerson Drevnovicz.
Proprietários e gerentes de futuros centros de desmanche de veículos que ouviram as orientações dos técnicos das divisões de credenciamento, que analisam a documentação, e da Divisão de Infraestrutura e Engenharia, que vistoria, e da Comunicação Social, que cuida da identidade visual, puderam tirar dúvidas sobre procedimentos e prazos.
Combate aos ilegais
Wantuir Jacini saudou os empresários presentes e disse que deveriam servir de exemplo para outros que atuam na atividade. "Vendo os senhores aqui no caminho da legalidade, penso que o trabalho da força-tarefa ganha ainda mais importância. Fechar essas empresas irregulares que retroalimentam a criminalidade, contribuindo para que tenhamos os mais altos índices de furto e roubo de veículos do país, é também valorizar o esforço de quem busca a regularização". O secretário ressaltou, ainda, que o trabalho da força-tarefa será desenvolvido sistematicamente até que a atividade irregular se torne antieconômica e chegue à extinção.
O diretor-geral do DetranRS, Ildo Mário Szinvelski, ressaltou a importância da regularização para a segurança pública e também para o meio ambiente. "Temos a convicção de que os indicadores de furto e roubo despencarão no estado. Com a destinação ambientalmente correta do material apreendido nos irregulares e o tratamento adequado dos resíduos nas empresas credenciadas, estamos contribuindo para menos poluição do solo", concluiu.
A questão ambiental também foi ressaltada pelo chefe da Divisão de Desmanches. "Com a regulamentação da atividade de desmanche e reciclagem, completamos o controle sobre toda a vida do veículo, em um ciclo ecologicamente perfeito. Cada terreno que limpamos é um benefício sem medidas para o meio ambiente. Para se ter uma ideia, durante o trabalho da força-tarefa, foram flagradas várias ocorrências de crime ambiental”, disse.

Texto:  Mariana Goldmeier Tochetto/ Ascom Detran
Edição: Léa Aragón/Secom