Guia do Turista - Parque Estadual do Itapuã


O que é?

O Parque Estadual de Itapuã, localizado em Viamão, a 57 quilômetros de Porto Alegre, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e guarda a última amostra dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. O Parque dispõe de infraestrutura com algumas churrasqueiras à sombra de figueiras centenárias, banheiros, vestiários e estacionamento. O público pode desfrutar das praias de águas doces: Pombas e Pedreira. Por se tratar de uma área protegida, a visitação é limitada em 350 pessoas ao dia nas praias das Pombas e da Pedreira.

Pré-Requisitos

Uso das churrasqueiras: não há disponibilidade para todos os visitantes, portanto seu uso está condicionado à ordem de chegada. Além disso, é obrigatório levar o carvão, pois não é permitido o uso de qualquer tipo de material existente no Parque.

Alimentação: é necessário que o visitante leve seu próprio lanche. As lancherias não estão funcionando.

Ingressos: são vendidos por praia, no Centro de Visitantes. A entrada no Parque é permitida apenas até as 17h. Apenas menores de 10 anos são isentos do pagamento de ingresso.


Quanto custa?

Ingresso: R$ 6,77 por pessoa/por praia - O valor do ingresso é determinado pela Lei Estadual Nº 8.109 de 1985 (e suas alterações), que define as taxas de serviços diversos dos órgãos estaduais, em Unidade Padrão Fiscal (UPF).

Período de Prestação

O Parque é aberto à visitação pública de quarta-feira a domingo das 9h às 18h, inclusive nos feriados ocorrentes nesse período da semana.


Mais Informações

https://www.facebook.com/Parque-Estadual-de-Itapu%C3%A3-142769795780369/timeline

Este é um serviço: Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.