Balcão Virtual - Solicitação de Documentos

Acessar

O que é?

Solicite, gratuitamente, cópia autenticada de documentos mantidos no APERS dos municípios de Porto Alegre e do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Caso o documento de registro civil (Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito) solicitado não esteja em nosso acervo, ou seja anterior ao ano de 1929 ou posterior a 1975, será necessário entrar em contato com o cartório de origem. Obs.: as habilitações para casamento fazem parte do acervo do registro civil, porém o período de abrangência é de 1890 a 1985.

Prazo

  • Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito estarão disponíveis para retirada no Arquivo Público 40 minutos após a solicitação, se localizado em nosso acervo.
  • O prazo para retirada de Escrituras, Testamentos, Contratos, Procurações, Hipotecas, Quitações, Transmissões Compra e Venda é a partir de 24h após a solicitação.

Quanto custa?

Isento de taxas até cópias de 28 páginas. Acima desta quantidade, informe-se através do e-mail: tele-apers@smarh.rs.gov.br

Onde Fazer?

O documento é retirado no Arquivo Público (Rua Riachuelo, 1.031), em Porto Alegre.
Mais informações no telefone: (51) 3288-9100.


Este é um serviço: Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.