DETRAN - Licenciamento do veículo

Acessar

O que é?

Informações sobre o Licenciamento do Veículo e calendário de pagamento anual.

Pré-Requisitos

O Licenciamento anual do veículo compreende o pagamento de:

  • Seguro obrigatório (DPVAT);
  • Taxa de expedição do documento (CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);
  • Multas vencidas (as infrações suspensas por recursos apresentados deverão ser pagas futuramente, caso o recurso seja indeferido);
  • IPVA.

Forma de Solicitação

Após o pagamento, o usuário recebe pelo Correio o documento do veículo (CRLV), de porte obrigatório, o qual comprova que o veículo está licenciado. Se o condutor não portar este documento, está sujeito às penalidades do Art. 232 do CTB (multa por infração leve e retenção do veículo até a apresentação do documento).

É necessário portar o documento original. Pode ser feita uma cópia em um CRVA (Centro de Registro de Veículo Automotor).

Prazo

A correspondência é enviada por Sedex em até 10 dias para o endereço que consta nos registros do Detran/RS. Para garantir o recebimento dos documentos do veículo (e também das Notificações de Infrações de Transito) é necessário atualizar o seu endereço junto a um CRVA de seu município.

Você também pode indicar um endereço exclusivamente para entrega do CRLV. Este endereço vale apenas para uma entrega, portanto, para receber novamente neste endereço alternativo será necessário fazer nova solicitação em um CRVA de seu município.

Em Porto Alegre, após 3 tentativas de entrega sem sucesso por parte do Correio, o documento permanecerá 15 dias na unidade de centralização do correio de seu bairro. Vencido este prazo, o documento deverá ser retirado na Rua Siqueira Campos, 1100.

No Interior e na Grande Porto Alegre, após 3 tentativas de entrega sem sucesso por parte do Correio, o documento permanecerá na unidade de centralização do correio de sua cidade.


Este é um serviço: Departamento Estadual de Trânsito. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.