Junta Médica Especial


O que é?

A Junta Médica Especial realiza exames de pessoas que possuem deficiência física e que estejam em algum serviço de habilitação (Primeira Habilitação, Renovação de Exames, Mudança de Categoria, etc.).

Composta por três médicos especialistas em Medicina de Tráfego, a Junta Médica Especial tem o objetivo de avaliar pessoas em serviços de habilitação que possuam deficiência física grave ou moderada em um ou mais membros do corpo utilizados na direção veicular. A Junta verifica as condições da pessoa para operar os comandos de dirigibilidade de veículos, e se há necessidade de compensar determinada deficiência física com o uso de adaptações veiculares.

Pré-Requisitos

O exame na Junta se destina exclusivamente para a habilitação de condutores. Quando o médico no CFC (Centro de Formação de Condutores) verifica que o candidato possui restrição severa na mobilidade de um ou mais membros utilizados na direção veicular, é feito o encaminhamento para exame na Junta Médica Especial.

A Junta não se destina à emissão de laudos para o encaminhamento de pedidos de isenção de impostos para a compra de veículos automotores.

Para ser atendido, o candidato encaminhado para exame na Junta deve solicitar o agendamento no CFC em que está sendo realizado seu serviço.

Forma de Solicitação

Não há. O encaminhamento para exame na Junta é feito a critério do médico do CFC, portanto, não são aceitos pedidos de exame na Junta por parte do candidato.

Documentos Necessários

É obrigatória a apresentação da CNH, se estiver válida, no dia do exame. Caso não possua CNH válida o candidato deverá apresentar qualquer documento oficial de identificação.

Prazo

O agendamento de exame na Junta é prioritário para pessoas com a CNH vencida, a vencer ou sem CNH na categoria pretendida. A disponibilidade de vagas é definida pelo DetranRS e no dia 20 são abertos os agendamentos para o mês seguinte.

Quanto custa?

O exame na Junta Médica Especial é gratuito. Para agendamento de exame na Junta a taxa de expedição de CNH deve estar paga, que custa R$ 70,20.

Onde Fazer?

A Junta Médica Especial atende nos municípios de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Santo Ângelo, conforme calendário e a disponibilidade de vagas definidos pelo DetranRS.


Mais Informações

https://www.youtube.com/watch?v=it11bNEQVp0

Este é um serviço: Departamento Estadual de Trânsito. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.