Rio Grande do Sul e Argentina lançam Ciclo de Cinema Gauchesco

Publicado: 13/09/2016 | Atualização: 13/09/2016
Nesta quarta-feira (14), às 18h, será exibido o longa argentino 'Abbalay, El Hombre Sin Miedo', de Fernando Spiner Foto: Divulgação Sedac

Para celebrar os 200 anos da declaração de independência argentina e o centenário de falecimento do escritor tradicionalista Simões Lopes Neto, o Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre, a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), o Instituto Estadual de Cinema (UECine) e a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre apresentam na Semana Farroupilha o Ciclo de Cinema Gauchesco. A mostra ocorre simultaneamente no Galpão do IGTF do Acampamento Farroupilha, Cinemateca Paulo Amorim, Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro e na Cinemateca Capitólio. 

Nesta quarta-feira (14), às 18h, será exibido o longa argentino 'Abbalay, El Hombre Sin Miedo', de Fernando Spiner. Indicado ao Oscar em 2011, o filme conta busca de Aballay, um pobre menino, pelo assassino de seu pai. A história se passa dez anos após o crime, quando Aballay já tornou "homem feito". No filme, Spiner cria uma série de personagens fundamentais para a construção da narrativa, um western gauchesco. 

Ao longo da semana, no Acampamento Farroupilha, sempre às 18h, também serão exibidos os filmes 'Concerto Campestre', do cineasta Henrique de Freitas Lima; 'Tempo e o Vento', dirigido Jayme Monjardim; 'Neto e o domador de cavalos', de Tabajara Ruas; 'Neto perde a sua alma', também de Tabajara Ruas e Beto Souza; 'O preço da paz', dirigido por Paulo Morelli com roteiro de Walter Negrão; 'Anahy de las Misiones', de Sérgio Silva; e 'Contos Gauchescos', de Henrique de Freitas Lima.


Filmes a serem exibidos na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana: 


Dia 15/9 | 15h - Netto e o Domador de Cavalos

Dia 16/9 | 15h - Contos Gauchescos

Dia 17/9 | 15h - O Preço da Paz

Dia 18/9 | 15h - O Samurai

Dia 20/9 | 15h - Martin Fierro

Dia 21/9 | 15h - Abbalay, El Hombre Sin Miedo


Texto: Roberta Amaral/ Ascom Sedac
Edição: Léa Aragón/Secom