Alterar Informações na CNH


O que é?

Qualquer alteração de informação no cadastro de um condutor deve ser comunicada ao DetranRS. Dependendo da informação que estiver sendo atualizada, será necessária a emissão de uma nova CNH (mudança de nome, de assinatura ou qualquer outro dado que conste no documento impresso). Se for apenas atualização de endereço residencial, não há necessidade de emissão de uma nova habilitação.

Pré-Requisitos

Estar com a CNH válida e sem nenhum impedimento (suspensão ou cassação, por exemplo).

Forma de Solicitação

  1. Compareça a um CFC (Centro de Formação de Condutores) do seu município de residência ou domicílio;
  2. Declare quais as informações que precisam ser atualizadas e apresente a documentação necessária;
  3. Caso haja necessidade de expedição de nova CNH, obtenha a guia GAD-E para pagamento da taxa referente à expedição do documento de habilitação;
  4. Efetue o pagamento da taxa de emissão do documento em qualquer dos bancos conveniados;
  5. Aguarde a chegada do novo documento para retirada no CFC, mediante entrega do documento de habilitação anterior.
Observação: quando o condutor abrir serviço de alteração de dados para inclusão da observação EAR (exerce atividade remunerada) na CNH, será necessário realizar avaliação psicológica, condicionada à situação do prontuário deste.

Documentos Necessários

  • CNH (original e cópia);
  • Documento oficial de identificação atualizado. Os documentos de identificação pessoal reconhecidos pelo DetranRS na solicitação de serviços estão descritos na Portaria DetranRS 273/19 e alterações;
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, gás, telefone, rede de internet, TV por assinatura, condomínio, referente ao último mês ou contrato de locação) e cópia ou declaração de residência assinada no CFC;
  • Comprovante referente a outras alterações solicitadas.

    Observação: Caso o endereço não tenha sofrido alteração desde o último serviço realizado, não será exigida a apresentação de comprovante de residência.

    Prazo

    O documento de habilitação leva cerca de cinco dias úteis para ficar disponível para retirada no CFC.

    Quanto custa?

    Taxa de expedição do documento: R$ 70,20.

    Nos casos em que for necessária a realização de avaliação psicológica, também deverá ser paga a taxa de R$ 89,69 para realização do exame.

    Onde pagar?

    A GAD-E é paga através dos bancos conveniados: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander, Sicredi, Sicoob ou nas Lotéricas da Caixa. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (BB), etc.

    Onde Fazer?

    A solicitação de alteração na CNH deve ser feita em um CFC (Centro de Formação de Condutores) do município de residência ou domicílio do condutor.


    Este é um serviço: Departamento Estadual de Trânsito. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.