Carteira de Identidade - Agendamento

Agendar

O que é?

Agende pela internet a confecção da sua carteira de identidade em uma das unidades do TudoFácil ou nos Postos de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Leve os documentos obrigatórios no dia agendado.

Documentos Necessários

Os documentos necessários são os mesmos para primeira ou segunda via da carteira de identidade

  • Solteiros - Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original); 
  • Casados/Viúvos - apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original); 
  • Separados Judicialmente ou Divorciados - apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original). 
  • Naturalizados: certificado de naturalização, com portaria atualizada, original ou cópia autenticada.
  • Filho de pai ou mãe brasileiros nascidos no exterior: Certidão de nascimento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)
  • Brasileiros casados no exterior: Certidão de casamento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)
  • Menores de 16 anos: Além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade.
  • Importante: documento apresentado deve ser original ou cópia autenticada por tabelionato, legível, em bom estado de conservação e não pode conter rasuras ou estar plastificado
  • Obs.: não é necessário trazer fotos.
  • Acréscimos opcionais: 

A partir de 1º de março, a Carteira de Identidade trará diversas mudanças e abrangerá uma série de novas informações. A pessoa que solicitar o novo modelo poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde.

O documento poderá contar, também, com informações sobre tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Todas as informações poderão ser acessadas eletronicamente, através de um QR Code impresso na parte interna.

Prazo

Prazo normal de entrega (1ª via e 2ª via)

**Durante o mês de Fevereiro/2019 o prazo de entrega é de 30 dias úteis, devido as adequações ao modelo novo

Modalidade expressa (somente 2ª via)

- 25 de fevereiro: somente a sede do DI (Av. da Azenha, 255) encaminhará CIs emergenciais, no modelo a ser extinto, exclusivamente em casos de emergência comprovada;

- 26 a 28 de fevereiro: estará SUSPENSO o encaminhamento de CIs emergenciais em todo o Estado. Este período será utilizado para o processamento e emissão de todos os documentos solicitados até 25 de fevereiro, no modelo a ser extinto;

- 1º de março: Início da operação do sistema de emissão do novo modelo de CI com o restabelecimento de todos os serviços, com prazos normalizados.


Quanto custa?

Valores vigentes a partir de 1º/02/2019

1ª via: Gratuita

2ª via: R$68,43 - Isentos: maiores de 65 anos e vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência).

2ª via (modalidade expressa): R$ 88,95

Onde pagar?

O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro.

Onde Fazer?

Basta clicar em "agendar" e escolher dia, horário e local do seu atendimento.


Este é um serviço: Instituto-Geral de Perícias. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.