IRGA - Selo Ambiental

Acessar

O que é?

É uma ferramenta lançada pelo IRGA, na safra agrícola 2008/09 com o apoio de entidades arrozeiras. O Selo Ambiental da Lavoura de Arroz do RS conta com a participação da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Irrigação, com apoio da Fundação IRGA e FEDERARROZ. O Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul visa reconhecer os produtores de arroz cujos manejos da lavoura e da propriedade rural estejam em conformidade com a legislação ambiental e que desenvolvam ações para a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos na atividade agrícola e tem ainda os seguintes objetivos:

- Promover a sustentabilidade ambiental do sistema de produção de arroz irrigado;
- Desencadear o processo de certificação e rastreabilidade;
- Garantir aos empreendimentos agrícolas reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado;
- Melhorar a gestão da propriedade rural, reduzir custos agregados ao processo produtivo e contribuir para agregação de valor ao produto;
-Incentivar a produção de arroz dentro dos princípios da segurança do alimento. 

Pré-Requisitos

Quem pode habilitar-se: Produtor (pessoa física) de acordo com CPF e Inscrição Estadual ou Empresa Agrícola (pessoa jurídica) de acordo com CNPJ e Inscrição Estadual, na produção de arroz irrigado, e que seja cadastrado no IRGA.

Forma de Solicitação

Via inscrição.

Onde Fazer?

As inscrições deverão ser efetuadas nos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (NATEs) do IRGA.


Este é um serviço: Instituto Rio Grandense do Arroz. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.