Financiamento de multas e outros débitos com cartão


O que é?

Multas por infrações de trânsito, taxas de licenciamento de veículos, IPVA e até mesmo DPVAT podem ser pagos com cartão de débito/crédito. É possível, inclusive, pagamento parcelado (acrescidos os custos de financiamento: IOF, juros, etc).

As operações são realizadas por meio de instituições financeiras credenciadas pelo DetranRS para atuar junto aos Centros credenciados ou diretamente no site da financeira (se disponível). Essas empresas agem como intermediárias entre o proprietário do veículo e a operadora de cartão de crédito, fornecendo as chamadas “maquininhas” para leitura do cartão. Hoje, diversos Centros de Formação de Condutores (CFCs), Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs), Centros de Remoção e Depósito (CRDs) e despachantes credenciados pelo DetranRS já atuam como pontos de pagamento através de cartão de débito/crédito.

Regulamentação federal e estadual

As empresas intermediadoras estão autorizadas pelo Denatran a operar em todo o país, e não apenas no RS. A autorização para pagamento de multas por cartão de débito/crédito foi estabelecida pela resolução 697/2016 do Conselho Nacional de Trânsito, posteriormente alterada pela resolução 736/2018, também do Contran, e regulamentada pela portaria 149/2018, do Denatran. No Rio Grande do Sul, o DetranRS regulamentou o pagamento de multas de trânsito e demais débitos de veiculo com cartões de débito ou crédito, com a publicação da portaria 494/2018, que estabeleceu o credenciamento das empresas Adquirentes, Subadquirentes ou Facilitadoras (ASFs) para operacionalização do referido pagamento junto ao DetranRS.

Tratando-se de uma operação financeira, a regulamentação da atividade e a autorização para as empresas atuarem no Sistema Financeiro Brasileiro são do Banco Central. 


Pré-Requisitos

Para financiamentos com cartão de crédito é necessário dispor de cartão com limite de crédito disponível. A operação em si caracteriza uma negociação privada entre o titular do cartão e a instituição financeira.

Observação: o titular do cartão não precisa ser o proprietário do veículo.

Forma de Solicitação

  1. Vá até um posto de atendimento - CFC, CRVA, CRD ou despachante – que ofereça essa modalidade de financiamento ou verifique no site da financeira se ela oferece a possibilidade de pagamento diretamente pelo seu site.
  2. Defina o valor total a ser pago. Os valores de IPVA e Licenciamento podem ser consultados no sistema do DetranRS, mediante informação da placa do veículo e do Renavam. Para débitos referentes a multas ainda não vencidas, você deve acessar e imprimir a guia de pagamento (GAD/M) a partir do site do DetranRS e levá-la ao credenciado que já estiver operando com cartões de crédito. 
  3. Consulte os planos de pagamento possíveis com o detalhamento de todos os custos adicionais de cada forma de pagamento e decida pela opção que melhor atenda às suas necessidades.
  4.  Passe o cartão e efetue o pagamento.

Quanto custa?

A opção pelo pagamento parcelado se dá por operação financeira semelhante a um empréstimo e terá incidência de custos de financiamento (IOF, juros, etc) acrescidos às parcelas. Consulte as condições de financiamento das empresas.

Observação: A opção pelo financiamento é critério do proprietário do veículo e não acarreta qualquer alteração para o DetranRS, que segue recebendo à vista o exato valor da multa ou taxa, porém agora da empresa operadora de cartão de crédito. Para essa operadora trata-se de um pagamento que é aceito e processado como qualquer outro. 

Onde Fazer?

Empresas autorizadas pelo DetranRS a oferecer a modalidade de financiamento com cartão de crédito:

 EMPRESA

SITE

E-MAIL

TELEFONE

 

CDX

 

www.cdxexpress.com.br

 

atendimento@cdxexpress.com.br

(11) 2369 9188 - (11) 93232 9240

 

DLK Net

 

parcelenahora.com.br

 

atendimento@parcelenahora.com.br  

 

0800 726 3383


Listo Tecnologia SA

 

listofacil.com.br

 

atendimento@soulisto.com.br

 

0800 942 1835


PinPag

 

pinpag.com.br

 

sac@pinpag.com.br

0800 577 5777 - (11) 95239 0638

SW Soluções em Pagamentos LTDA


www.paguetudoazul.com.br


atendimento@swpagamentos.com.br

0800 0420 216 - (51) 3519-8550

 

Vamos Parcelar

 

vamosparcelar.com.br 

 

atendimento@vamosparcelar.com.br


4005-1988

 

Zapay 

 

usezapay.com.br

 

contato@usezapay.com.br

 

0800 042 0410

 

ZIGNET

 

zignet.com.br

 

atendimento@zignet.com.br

(11) 5171 8484 - (11) 94785 6815

Todas as empresas acima estão aptas a receber pagamentos através de Guia de Arrecadação do DetranRS (documento com código de barras), no entanto, apenas aquelas que também são correspondentes bancários de um dos bancos conveniados – Banrisul, Bradesco Caixa, Sicredi ou Banco do Brasil - têm acesso aos valores de IPVA, DPVAT, taxas de licenciamento e multas vencidas.

 

Encontre o credenciado ao DetranRS da sua preferência e consulte se ele tem contrato com  uma dessas empresas e quais as condições de crédito disponíveis. Clique nos links abaixo e localize por município:

Centros de Formação de Condutores (CFCs)

Centros de Registro de Veículos (CRVAs)

Centros de Remoção e Depósito (CRDs)

Despachantes


Este é um serviço: Departamento Estadual de Trânsito. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.