.Escola RS


O que é?

O Escola RS é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul que visa promover a inclusão digital, a qualidade do ensino e a participação da comunidade escolar.
O Escola RS é um ambiente virtual de aprendizagem que integra diversas ferramentas para a comunidade escolar da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, contemplando os módulos: Estudante, Professor e Gestor.
Através da integração com o ISE (Sistema de Gestão da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul) oferece suporte tecnológico de ponta para os processos educacionais do Estado, abrindo as portas para um mundo de informações sobre a vida escolar dos estudantes.
A plataforma está em constante atualização e novos recursos são adicionados periodicamente.


FERRAMENTAS DISPONÍVEIS:

Escola RS, plataforma digital da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, é abrangente e visa aperfeiçoar a experiência educacional em todos os níveis. Para melhor compreensão, dividimos os objetivos em categorias:

1. Transparência e comunicação:

Acompanhamento da vida escolar: Frequência, notas, calendário escolar, comunicados e tarefas em tempo real para alunos e responsáveis; combate à infrequência, ao abandono e à evasão escolar; visualização de conteúdos pedagógicos complementares, como apostilas e materiais de estudo.

Acesso a informações: Horários de aula, eventos da escola e outras informações relevantes; notícias e comunicados da Secretaria de Educação e da comunidade escolar.

2. Engajamento e participação:

Canal de comunicação direto: Interação entre pais, alunos, professores e equipe escolar através de mensagens e fóruns; agendamento de reuniões e eventos diretamente na plataforma.

Participação na comunidade escolar: Consulta pública de decisões e projetos da escola; enquetes e pesquisas para avaliar a satisfação da comunidade escolar.

3. Qualidade da educação:

Apoio à aprendizagem: Recursos didáticos digitais e ferramentas de estudo personalizadas para cada aluno; acompanhamento individualizado do desempenho dos alunos por professores e responsáveis; compartilhamento de experiências e boas práticas entre os educadores.

4. Eficiência da gestão escolar:

Digitalização de processos: Matrículas, transferências, declarações e outros documentos online; Controle de frequência, notas e outras informações de forma automatizada.

Gestão de recursos: Acompanhamento da aplicação de recursos financeiros e materiais da escola; ferramentas para planejamento e tomada de decisões estratégicas.

5. Inclusão e equidade:

Acessibilidade para todos: Plataforma disponível em diferentes dispositivos e com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência; tradução para diferentes idiomas para atender à diversidade cultural da comunidade escolar.


OBJETIVOS:

Combater à evasão escolar.

Acompanhar o índice de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento.

Auxiliar a qualificação pedagógica dos professores.

Promover transparência no âmbito da comunidade escolar, permitindo que a relação escola/família aconteça de forma proativa, a qualquer momento, a partir do acompanhamento efetivo e atualizado do rendimento e aproveitamento escolar do estudante.

Assegurar, a qualquer tempo, a regularidade e a autenticidade da vida escolar do estudante e do funcionamento da instituição.

Em suma, o Escola RS visa construir um ambiente educacional mais transparente, engajador, eficiente e inclusivo, com foco na qualidade da educação e no sucesso de todos os alunos.

Pré-Requisitos

Para escolas públicas estaduais participantes do projeto.

Consulte a lista de escolas participantes do ESCOLA RS - Estudante aqui.


Este é um serviço: Secretaria da Educação. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.