Carteira de Trabalho Digital


O que é?

Você não precisa mais da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física para ser contratado.
As anotações agora são feitas eletronicamente pelas empresas, através do eSocial, e disponibilizadas no Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital: http://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital
A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Pré-Requisitos

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS, Android e Web.

A partir de 13 de dezembro de 2019, a emissão do documento será efetuada somente por meio digital.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple ou Play Store do Android) ou acessar via Web, por meio do link: Carteira de Trabalho Digital: http://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital

Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, pode usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A novidade promove a agilidade na solicitação do documento e o acesso à informação de qualificação civil e de contratos de trabalho, através da integração de diversos bancos de dados do Governo Federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Com a Carteira de Trabalho Digital habilitada pelo trabalhador, basta apresentar o número de CPF para que a empresa o contrate. Não será mais necessária a apresentação da CTPS física (caderninho azul).

Os benefícios da Carteira de Trabalho Digital serão:

- o maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

- a agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

- a integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Forma de Solicitação

Aplicativo CTPS Digital

Documentos Necessários

CPF

Prazo

Imediato

Quanto custa?

Gratuito

Onde Fazer?

Acessar aplicativo CTPS Digital

. No aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível consultar o andamento da solicitação.

OUVIDORIA

. Atendimento

. Chat site da FGTAS

. Fale Conosco

Período de Prestação

Permanente

E-mail

fgtas@fgtas.rs.gov.br

Tempo de Espera

Imediato


Locais de atendimento

  mostrar estabelecimentos

Mais Informações

http://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital

Este é um serviço: Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.