Elaborar Projetos de Irrigação

Solicitar

O que é?

A Emater/RS-Ascar incentiva a irrigação no estado do Rio Grande do Sul, através da elaboração de projetos técnicos de reservação de água e de irrigação e na capacitação de seus técnicos e dos agricultores.
A irrigação atualmente tem o foco na agropecuária como estratégia para aumentar a produção, produtividade e rentabilidade da propriedade agrícola como um todo, de maneira sustentável, preservando o meio ambiente e criando condições para a manutenção do homem no campo, pela geração de empregos permanentes e estáveis.

A irrigação deve ser considerada como parte de um conjunto de técnicas utilizadas para garantir a produção econômica de determinada cultura, com adequado manejo dos recursos naturais.

O Estado do Rio Grande do Sul tem uma média de regime anual de chuvas ao redor de 1.600 mm/ano conforme dados meteorológicos da Fepagro, que permite armazenar e captar água para irrigação e para o uso na agropecuária.
Através da Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural, o Estado criou o programa ‘’Mais água, mais renda” que estimula os agricultores a usarem a irrigação como tecnologia de produção.
As demandas de elaboração, instalação e manejo de projetos de irrigação são atendidas pela Emater/RS-Ascar em todas regiões do Estado.

Pré-Requisitos

Ser produtor rural.
Ter interesse em aderir ao Programa Estadual de Irrigação.
Ter disponibilidade de área e água.

Forma de Solicitação

Presencial.


Documentos Necessários

Inscrição no programa estadual de irrigação.

Título ou registro do imóvel.

Cadastro ambiental rural (CAR)

Prazo

Indeterminado - dependendo da disponibilidade técnica

Quanto custa?

Gratuito.

Onde pagar?

Gratuito.

Onde Fazer?

No link http://www.emater.tche.br/site/regionais/regionais.php, estão listados todos os endereços e contatos dos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar.


Período de Prestação

A Emater/RS-Ascar está aberta de segundas às sextas-feiras, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, exceto feriados.


Este é um serviço: Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.