Elaborar Projetos de Silos Secadores

Solicitar

A elaboração de projetos para silos secadores armazenadores é realizada  pela Emater/RS-Ascar. Os silos projetados pela Emater/RS-Ascar têm a dupla função de secagem e armazenagem de grãos, sendo construídos em alvenaria armada com ferros de construção. Os tijolos para elevação do silo são colados com argamassa polimérica, o que diminui o desperdício de materiais, além de diminuir o custo da construção. A secagem e a armazenagem são realizadas no mesmo silo, com menor movimentação dos grãos, diminuindo, com isso, a quantidade de fragmentos nos produtos estocados.  O custo de secagem e aeração dos grãos é menor em virtude da menor capacidade estocada de produto por silo (lotes menores). O uso de ar natural preserva as qualidades dos produtos colhidos, seja para consumo humano ou animal. O gasto com transporte dos grãos fica menor, porque normalmente o custo do frete é maior durante a época da colheita. O produtor que estoca em casa consegue preços médios mais compensadores ao longo do ano do que os praticados à época da colheita. Outras vantagens são uma menor perda por ataque de pragas, principalmente de insetos, e uma menor contaminação por fungos; consequentemente, diminui o risco de produção de microtoxinas nos grãos que serão utilizados no consumo humano e na fabricação de rações.

ORIENTAÇOES DE COLHEITA E PÓS-COLHEITA

Observar a umidade adequada para a colheita e secagem no silo. Isto antecipa a colheita e pode evitar perdas por mudanças climáticas, ataques de pragas e doenças, desocupando a área mais cedo.

São importantes os procedimentos que seguem:

• manter o local de armazenagem limpo;
  • pré-limpeza cuidadosa dos grãos eliminando todos os quebrados;
  • secagem dos produtos a níveis adequados de umidade (para curtos períodos de armazenagem pode ser 13%)
  • Após a secagem proceder a aeração dos grãos para manter os produtos com baixa temperatura (ideal entre 15 a 20°C).

Presencial.

CPF

Os prazos variam de acordo com a atividade.

Quanto custa?

Gratuito.

Onde pagar?

Gratuito.

No link http://www.emater.tche.br/site/regionais/regionais.php, estão listados todos os endereços e contatos dos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar.

Período de Prestação

A Emater/RS-Ascar está aberta de segundas às sextas-feiras, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, exceto feriados.

Este é um serviço: Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.