Registrar o Avistamento de Animais Exóticos Invasores

Aplicativo

O que é?

O aplicativo permite o registro de avistamento de espécies exóticas invasoras, como o javali. O objetivo é reunir e sistematizar informações sobre a ocorrência de espécies exóticas invasoras em território gaúcho. Desta forma, qualquer cidadão poderá colaborar com os órgãos estaduais com informações que serão utilizadas na formulação de políticas públicas para direcionamento de ações de monitoramento, detecção precoce e controle destas espécies.


Links importantes (legislação - caderno de resultados): 

https://www.sema.rs.gov.br/programa-invasoras-rs

https://www.sema.rs.gov.br/upload/arquivos/201706/28164322-exoticas-invasoras-versaodigital.pdf


Pré-Requisitos

Fazer download do aplicativo (App - Invasoras RS);

Efetuar o cadastro. 

Faça o download do aplicativo Invasoras RS no Google Play Store do seu smartphone ou tablet. Cadastre um e-mail e senha para enviar os registros. O cadastro pode ser feito para os perfis de colaborador (qualquer pessoa física) ou controlador (pessoa física habilitada para o controle populacional, desde que possua nº do Cadastro Técnico Federal (CTF) do Ibama para esta finalidade).  

Como colaborador na opção “Registrar Avistamento” você selecionará a espécie avistada, poderá indicar o município ou optar que o sistema obtenha a sua posição geográfica automaticamente, bem como a data do avistamento, registrar se está avistando o animal ou vestígios, a quantidade e, quando couber, o dano causado (à lavoura, à pecuária, ao ambiente).

Forma de Solicitação

Via aplicativo (App)

Documentos Necessários

Fazer download do aplicativo (App - Invasoras RS);

Efetuar o cadastro.

Prazo

Imediato.

Quanto custa?

Sem cobrança.

Onde pagar?

Sem cobrança.

Onde Fazer?

Via aplicativo (App)

Faça o download do aplicativo Invasoras RS no Google Play Store do seu smartphone ou tablet. Cadastre um e-mail e senha para enviar os registros.


Mais Informações

https://www.sema.rs.gov.br/programa-invasoras-rs

Este é um serviço: Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.