Aderir ao SNE para desconto de 40% nas multas


O que é?

A adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), se dá por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Denatran e Serpro (o mesmo utilizado para a CNH digital e o CRLV-e). Permite ao proprietário de veículo usufruir do direito garantido por Lei (§1º do Art. 284 do Código de Trânsito Brasileiro) de reconhecer o cometimento da infração e pagar a multa com 40% (quarenta por cento) de. desconto, em qualquer fase do processo, até a sua data de vencimento.

A partir da adesão ao SNE, o usuário passa a receber direto no celular as notificações das infrações aplicadas não só pelos órgãos autuadores que já integravam o sistema (como PRF e Dnit), mas também as flagradas pelo DetranRS e seus conveniados a partir de 01/12/20. 

Dentro do aplicativo CDT será possível visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo seu reconhecimento. Desta forma, será oferecida a possibilidade de geração do boleto para pagamento da multa por infração com 40% de desconto.

IMPORTANTE: Infrações do DetranRS e de seus órgãos autuadores conveniados processadas antes da adesão ao SNE, ou cometidas antes de 01/12/20 para quem já havia aderido, não possibilitam o pagamento com desconto de 40%. Nesses casos se aplicará o desconto de 20% previsto para pagamentos efetuados até a data de vencimento da multa.

Pré-Requisitos

Baixar no seu celular ou outro dispositivo móvel o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, por meio da Google Play ou Apple Store e fazer o cadastro/login.

Forma de Solicitação

  1. Após baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e realizar o cadastro/login, clique no ícone "Infrações", depois em "Por Infrator" ou "Por Veículo".
  2. Aparecerá em destaque a mensagem "O SNE já está disponível na CDT". Clique em "Aderir ao SNE".
  3. Leia os termos e condições para a efetiva adesão.
  4. Concordando com os mesmos, marque a opção "Li e concordo com os termos e condições de adesão".
  5. Aperte o botão azul "Aderir" e estará concluído o processo.

Veja o passo a passo em imagens:



Caso queira cancelar a adesão a qualquer momento, basta acessar o menu via ícone no canto superior esquerdo, clicar em "Preferências", depois "sistema de Notificação Eletrônica" e apertar o botão azul "Cancelar adesão". Nesse caso, o proprietário do veículo voltará a ser comunicado das notificações de autuação e penalidade via postal.


Mais Informações

https://sne.denatran.serpro.gov.br/#/

Este é um serviço: Departamento Estadual de Trânsito. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.