Parcelamento - IPVA 2023


O que é?

O pedido de parcelamento do IPVA em até 6 (seis) vezes deve ser feito até janeiro do exercício correspondente. Por exemplo: O parcelamento do IPVA de 2023 deve ser solicitado até janeiro de 2023. 

Após esse prazo, não será mais possível solicitar o parcelamento do IPVA do ano atual, somente será possível o pagamento integral. Essa regra valerá para os próximos exercícios, sendo assim o pedido de parcelamento do IPVA 2024 deve ser solicitado até janeiro de 2024.

Mas atenção, caso não pague a primeira parcela dentro do mês de janeiro, o IPVA do ano corrente não poderá ser parcelado. Caso deixe de pagar as parcelas de fevereiro e março ou uma entre os meses de abril, maio e junho, o direito ao parcelamento será perdido e o vencimento voltará ao vencimento original em abril.

Forma de Solicitação

Informar PLACA e RENAVAM em um dos bancos credenciados.

Onde Fazer?

REDE BANCÁRIA:
  • BANRISUL (para correntistas nos canais de atendimento do banco ou direto no caixa para não correntistas - inclusive nos correspondentes bancários – Banripontos);
  • SICREDI (direto no caixa do banco, inclusive para não correntistas);
  • SICOOB (inclusive para não correntistas no caixa)
  • BANCO DO BRASIL e BRADESCO (somente para clientes, nos canais de autoatendimento).
DIRETAMENTE VIA PIX
Atenção: o contribuinte deve gerar o QR Code a cada parcela, portanto deve ter atenção para não perder o prazo das parcelas.

Período de Prestação

Somente em janeiro.


Este é um serviço: RECEITA ESTADUAL. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.