Multa - Uso de recurso hídrico SEMA


O que é?

Este serviço é destinado à inscrição de débitos não tributários em Dívida Ativa.

Trata-se da cobrança pelo uso dos recursos hídricos da natureza. Por exemplo, pela captação de água de um rio ou de um poço artesiano, enquanto não é cobrada se for água de um açude alimentado por água da chuva. Este tipo de cobrança objetiva:

reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor;

incentivar a racionalização do uso da água;

obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos.

Importante: Não serão inscritos como Dívida Ativa da Fazenda Pública Estadual os débitos de natureza não-tributária de valor igual ou inferior ao valor mínimo para o ajuizamento (Art. 2º da Lei 12.031/03, atualizado pela Lei nº 14.381/13). Os créditos de mesmo devedor, que somados não superarem o valor mínimo, deverão permanecer em cobrança no órgão de origem.

O valor mínimo para inscrição de débitos não-tributários como Dívida Ativa é corrigido mensalmente pela taxa SELIC. O valor atualizado está disponível no site da SEFAZ/RS (clique aqui).

A fundamentação legal nas diferentes partes do processo (autos de infração, multa, impugnações, recursos, etc.) deve ser equivalente, mantendo a devida integralidade ao longo do tempo.

Devem ser obedecidos os prazos legais e as formas de notificação (ou intimação) previstas nas legislações específicas de cada órgão:

Se não houver previsão na legislação específica quanto à forma das notificações ao devedor, deve ser observado o disposto no artigo 21, do Capítulo I, do Título II da Lei Estadual nº 6537/73 (clique aqui).

A notificação ou intimação podem ser: pessoal, via postal com Aviso de Recebimento ou por edital publicado no DOE/RS (utilizada somente após a tentativa de notificação pessoal ou via postal com AR).

Se houve ciência via Diário Oficial, o processo deve conter os ARs devolvidos pelos Correios.

A contagem dos prazos sempre se inicia em dia de trabalho normal na cidade onde se localiza o sujeito passivo. Portanto, se a ciência for (ou o quinto dia, no caso de DOE) em um final de semana, feriado, dia de ponto facultativo ou meio expediente, considera-se o primeiro dia seguinte de funcionamento normal do serviço público estadual.

Usuário

SEMA - Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Forma de Solicitação

Análise de processos administrativos e documentos, inserção de dados nos sistemas da Receita Estadual, prestação de informações sobre os procedimentos adotados e arquivamento dos respectivos comprovantes.

Documentos Necessários

O processo administrativo deverá estar instruído com os documentos comprobatórios, tais como:

- Auto de Infração/Multa;

- Notificações encaminhadas ao devedor;

- Avisos de Recebimento (AR) com ciência das notificações;

- Edital de notificação, se for o caso;- Eventual defesa/impugnação apresentada pelo devedor;

- Decisão sobre a defesa/impugnação apresentada;

- Notificação do devedor sobre a decisão da defesa/impugnação apresentada;

- Anexo L-23 da IN DRP nº 045/98 (Solicitação para Inscrição como Dívida Ativa Não-Tributária) devidamente preenchido e assinado pelo titular do órgão ou substituto, disponível no site da SEFAZ/RS (clique aqui).

Prazo

Não se aplica.


Este é um serviço: RECEITA ESTADUAL. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.