Carteira de Identidade


O que é?

A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade. Ele tem o objetivo de identificar a população garantindo-lhe sua individualidade nos diversos atos da vida em sociedade.

Forma de Solicitação

O cidadão deverá se dirigir a qualquer das Unidade do TudoFácil ou a qualquer Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias/Departamento de Identificação (IGP/DI).

Documentos Necessários

Lei Vigente: Lei 7116 de 29 de agosto de 1983.

Os documentos necessários são os mesmos para primeira ou segunda via da carteira de identidade.

Solteiros - Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
Casados/Viúvos - apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
Separados Judicialmente ou Divorciados - apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original).
Naturalizados: certificado de naturalização, com portaria atualizada, original ou cópia autenticada.
Filho de pai ou mãe brasileiros nascidos no exterior: Certidão de nascimento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)
Brasileiros casados no exterior:
Certidão de casamento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)
Menores de 16 anos: Além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade.

Não é necessário trazer fotos.

Importante: documento apresentado deve ser original ou cópia autenticada por tabelionato, legível, em bom estado de conservação e não pode conter rasuras ou estar plastificado.

Acréscimos opcionais: Se desejar incluir o número do CPF e PIS na carteira de identidade é obrigatório a apresentação dos documentos originais.

Prazo

- Prazo normal de entrega (1ª e 2ª via)

  12 dias úteis - Postos de Identificação na Capital e Região Metropolitana.

- Modalidade expressa (somente 2ª via)

   03 horas - Posto de Identificação Azenha (para entrega no mesmo dia, o pagamento deverá ser feito até as 13h30min. Após este horário, entrega no próximo dia útil).

   05 dias úteis - TudoFácil Centro, Zona Norte e Zona Sul e demais Postos de Identificação On Line no Interior do Estado.

Quanto custa?

Valores vigentes a partir de 1º/02/2018 até 31/01/2019.
1ª via: Gratuita
2ª via:
R$ 65,88 - Isentos: maiores de 65 anos ou vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência).
2ª via (modalidade expressa):
R$ 85,65.

Onde pagar?

O cidadão recebe, ao final do processo de confecção da Carteira de Identidade, a Guia de Arrecadação (GA) para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro.

Onde Fazer?

Na Capital:
- TudoFácil Centro e Zona Sul.
- TudoFácil Zona Norte (atendimento exclusivo por agendamento).
- Posto de Identificação Azenha.

No Interior, vá até um dos Postos de Identificação do Instituto-Geral de Perícias - http://igp.rs.gov.br/departamento-de-pericias-do-interior


Este é um serviço: Instituto-Geral de Perícias. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.