Pleitos de Análise Tributária, Pedidos de Audiência e Protocolo para o GAB-RE


O que é?

Contribuintes, associações, federações ou sindicatos que possuírem demandas para si, setores econômicos ou grupos de empresas, devem requerer junto à Receita Estadual o encaminhamento de "Pleitos de Análise Tributária e Pedidos de Audiência para o Gabinete da Receita Estadual".


Forma de Solicitação

Acesse o serviço no Portal e-CAC, em “Meus Serviços":

  • Menu: "Newsletter e Outras Informações"
  • Serviço: "Pleitos de Análise Tributária e Pedidos de Audiência para o GAB-RE”.

O serviço também está disponível no Portal Pessoa Física, em "Serviços Disponíveis":
  • Menu: "Processos Administrativos e Intimações Fiscais"
  • Serviço: "Pleitos de Análise Tributária e Pedidos de Audiência para o GAB-RE”.

Após a análise dos documentos enviados, a Receita Estadual informará sobre o status do protocolo eletrônico no respectivo Portal (e-CAC ou PPF), acessível pelo menu “Acompanhamento de Protocolo Eletrônico”.

Documentos Necessários

  1. Formulário de Identificação (clique aqui);
  2. Formulário de Pleito de Análise Tributária e Pedido de Audiência (clique aqui);
  3. Documentos considerados necessários para o esclarecimento do pedido, como, por exemplo, cópia de legislação de outros estados, descrição dos investimentos, informações sobre o setor, etc.
  4. Comprovante da capacidade de representação e/ou procuração, conforme orientações no protocolo eletrônico - saiba mais aqui.
                   Assinatura Eletrônica, PDF, P7S e solução de erros - saiba mais aqui.

Obs.: os documentos devem ser anexados no Protocolo Eletrônico nos locais e formatos indicados dentro do próprio serviço.


Este é um serviço: RECEITA ESTADUAL. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.