Solicitar a 2ª via da Carteira de Habilitação

Acessar

O que é?

Quem perdeu, extraviou, ou teve furtado ou roubado seu documento de habilitação, pode obter um novo documento com as mesmas informações daquele que possuía. Em caso de 2ª via do documento por roubo, poderá ser solicitada a isenção de taxa, mediante a apresentação de Boletim de Ocorrência, o qual deverá ser registrado em órgão policial, constando no documento a descrição de “roubo”, bem como a relação de documentos roubados, dentre os quais, obrigatoriamente, a CNH.

Pré-Requisitos

Para fazer o pedido pela internet, é necessário cadastro no gov.br.
Para solicitar isenção da taxa por roubo, o pedido precisa ser feito presencialmente, em um Centro de Formação de Condutores (CFC). Não há isenção de taxa para requerimentos cadastrados via Central de Serviços do DetranRS.

Forma de Solicitação

SERVIÇO DIGITAL
  1. Acesse a Central de Serviços do DetranRS (neste link, ou no botão da carta de serviço);
  2. Faça o cadastro ou login pelo gov.br;
  3. Confira seus dados e escolha o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde quer receber a segunda via da habilitação impressa;
  4. Informe o motivo da solicitação. Em caso de furto, roubo ou perda/extravio é necessário fazer o upload do Boletim de Ocorrência (cópia da Delegacia On-line ou documento digitalizado).
  5. Marque a declaração de "estar ciente" e clique em "Requerer Segunda Via da CNH";
  6. Emita a guia de pagamento e efetue a quitação da taxa de emissão do documento em qualquer dos bancos conveniados;
  7. Aguarde a chegada do novo documento para retirada no CFC.


SERVIÇO PRESENCIAL, no Centro de Formação de Condutores:
  1. Compareça a um CFC (Centro de Formação de Condutores) do seu município de residência ou domicílio;
  2. Apresente a documentação necessária;
  3. Obtenha a GAD-E para pagamento da taxa referente à expedição do documento de habilitação (a guia também pode ser emitida antecipadamente pelo site do DetranRS);
  4. Efetue o pagamento da taxa de emissão do documento em qualquer dos bancos conveniados (nos casos de isenção da taxa por roubo, as etapas 3 e 4 não são necessárias);
  5. Aguarde a chegada do novo documento para retirada no CFC.

Documentos Necessários

  • Boletim de Ocorrência informando roubo, perda ou extravio da habilitação;
PARA SERVIÇO PRESENCIAL, apresentar também:
  • Documento de identificação do condutor e cópia;
  • Cópia do CPF ou comprovante de inscrição no CPF, emitido através do site da Receita Federal (caso não conste no documento de identificação apresentado);
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, gás, telefone, rede de internet, TV por assinatura, condomínio, referente ao último mês ou contrato de locação) e cópia ou declaração de residência assinada no CFC.
Observação: Caso o endereço não tenha sofrido alteração desde o último serviço realizado, não será exigida a apresentação de comprovante de residência.

Prazo

O documento de habilitação leva cerca de cinco dias úteis para ficar disponível para retirada no CFC (Centro de Formação de Condutores).

Quanto custa?

Taxa de expedição de 2ª via do documento de habilitação: R$ 70,20.

Onde pagar?

A GAD-E é paga através dos bancos conveniados: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander, Sicredi, Sicoob ou Lotéricas da Caixa. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (BB), etc.

Onde Fazer?

A solicitação da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação deve ser feita pela internet, via Central de Serviços do DetranRS, ou presencialmente, em um CFC (Centro de Formação de Condutores).


Este é um serviço: Departamento Estadual de Trânsito. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.