DMLU - Coleta automatizada de resíduos orgânicos e rejeito


O que é?

A coleta automatizada de resíduos orgânicos e rejeito é realizada em Porto Alegre desde julho de 2011 por meio de contêineres. São 8 bairros atendidos parcialmente (Floresta, São João, Higienópolis, Petrópolis, Santa Cecília, Santana, Azenha e Menino Deus) e 11 totalmente (Centro Histórico, Independência, Bom Fim, Farroupilha, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Auxiliadora, Mont’Serrat, Bela Vista, Rio Branco e Praia de Belas). Os contêineres permitem que a população descarte o resíduo orgânico e o rejeito em qualquer dia a qualquer momento (24 horas).

O que pode ser descartado:

  • Resíduos orgânicos - Todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos;
  • Rejeito - Papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça. 



Este é um serviço: Departamento Municipal de Limpeza Urbana. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.