Matrícula e Transferência na Escola Pública Estadual


O que é?

O período de matrículas para o ano letivo ocorrem em dois momentos:

Primeira etapa da chamada pública e segunda etapa da chamada pública.

A primeira etapa da chamada pública ocorre, normalmente, nas últimas semanas de novembro e é destinada apenas para novos ingressos, ou seja, para os estudantes do primeiro ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio.

Já a segunda etapa da chamada pública ocorre, normalmente, nas duas primeiras semanas de janeiro e é destinada para o segundo ao nono ano do ensino fundamental e segundo e terceiro ano do ensino médio, ou seja, é o período de solicitação de transferências.

A rematrícula ocorre de forma automática para os alunos que estão com 75% ou mais de frequência. Para os demais será necessário comparecer na sua escola entre os dias 20 a 30 de novembro para efetivar a rematrícula e garantir sua vaga. Caso haja interesse em alterar de escola, ficar atento(a) à segunda etapa da chamada pública, pois, nesse caso, será uma transferência.

Para cada etapa ficará disponível uma ficha de inscrição. Nela, o estudante optará por três escolas em ordem de prioridade. Após esse momento, os candidatos receberão e-mail com o nome da escola para qual foram designados e precisarão confirmar a matrícula de forma presencial na respectiva escola mediante a apresentação do CPF ou certidão de nascimento do aluno.


IMPORTANTE:

Caso tenha interesse de realizar a transferência durante o ano letivo (fora do período de matrículas), o requerente precisa ir na central de vagas (https://educacao.rs.gov.br/centrais-de-matriculas) mais próxima OU direto na escola de interesse verificar se ainda há vaga disponível. Caso consiga a vaga, irá notificar a escola de origem que irá desvincular o aluno no sistema, entregar os documentos necessários e possibilitar sua matrícula na nova escola.


Pré-Requisitos

Para os ingressos no 1º Ano do Ensino Fundamental é necessário ter, no mínimo, seis anos completos até 31 de março do respectivo ano letivo. 

Forma de Solicitação

Durante o período de matrícula, ficará disponível uma ficha de inscrição online para o ensino desejado. 

Quanto custa?

Não há custo

Onde Fazer?

Para realizar a matrícula ou transferência, o usuário precisará acessar o site da secretaria da educação (https://educacao.rs.gov.br/) e efetivar a inscrição para o tipo de ensino desejado.

Durante a primeira e segunda etapa da chamada pública, as fichas de inscrição ficarão disponíveis através do link: https://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/srv/matricula.jsp?ACAO=acao5


Este é um serviço: Secretaria da Educação. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.