Alistamento Militar

Emitir

O que é?

O alistamento militar deverá ser feito na Junta de Serviço Militar (JSM) em que reside, entre 2 de janeiro e o último dia útil do mês de junho (30). O alistamento é obrigatório a todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. Isto vale também para os cidadãos brasileiros que residem no exterior. (Ex. Cidadãos que nasceram em Dezembro de 1998 se alistam no ano de 2016).

Após ter-se alistado, o cidadão receberá seu Certificado de Alistamento Militar (CAM) no prazo dado pela Junta de Serviço Militar (JSM), contendo seus dados pessoais. Neste Certificado constarão a hora, o local e a data de apresentação para Seleção Geral.

Adiamentos

Caso o cidadão deseje adiar a sua apresentação na Seleção Geral o mesmo deve se enquadrar em algum dos casos descritos na sessão de Adiamento de Incorporação.

Documentos Necessários

  • Um destes documentos: Identidade sem abreviações (original e cópia); Certidão de Nascimento (original e cópia); Certidão de Casamento (original e cópia); Certificado de Naturalização (original e cópia); Certificado de Assinatura do Termo de Opção (original e cópia).
  • Comprovante de Residência de Porto Alegre (preferencialmente com cópia);
  • Uma Foto 3x4;


Onde Fazer?

Rua Luis Manoel, 100 - Bairro Santana

Horário de Atendimento: das 7h às 14h (sem fechar ao meio-dia)


Este é um serviço: Junta Militar de Porto Alegre. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.