Avaliação Psicológica


O que é?

A avaliação psicológica para habilitação tem por objetivo avaliar as condições psicológicas dos candidatos que pretendem conduzir veículos e compartilhar as vias com os demais participantes do trânsito. 

Compreende, necessariamente, duas etapas: uma entrevista individual e a realização de testes psicológicos. Os resultados da avaliação psicológica podem ser: apto, apto com validade, inapto temporário ou inapto.

A avaliação psicológica será exigida nos serviços de primeira habilitação/reinicio de processo e nos serviços em que o cidadão informar que deseja exercer atividade remunerada (EAR) com o veículo.

Também poderá ser solicitada nas seguintes situações:

  • quando o resultado da última avaliação realizada pelo candidato for apto com validade;
  • a critério médico, caso julgado necessário;
  • caso indicada pelo DetranRS em situações específicas. 

Pré-Requisitos

Abrir um serviço de habilitação que tenha como etapa obrigatória a avaliação psicológica.

Forma de Solicitação

  1. Compareça a um CFC (Centro de Formação de Condutores) do seu município de residência ou domicílio;
  2. Apresente a documentação necessária para o serviço de habilitação que deseja se candidatar;
  3. Verifique a necessidade de realização de avaliação psicológica para o serviço que está solicitando;
  4. Obtenha a guia GAD-E para pagamento das taxas;
  5. Efetue o pagamento dos valores em qualquer dos bancos conveniados;
  6. Realize a avaliação psicológica.

Documentos Necessários

É obrigatória a apresentação da CNH, se estiver válida, no dia do exame. Caso não possua CNH válida o candidato deverá apresentar qualquer documento oficial de identificação. 

Prazo

O tempo da avaliação é variável. Recomenda-se que o candidato reserve no mínimo uma hora e meia para sua realização. Dessa forma, é importante não agendar compromissos em horário próximo ao agendado para realização da avaliação psicológica.

Quanto custa?

A taxa de avaliação psicológica é R$ 70,82. O valor total a ser pago dependerá do serviço que o candidato pretende realizar.

Condutores com 65 ou mais na data de abertura do serviço têm direito à redução de 40% nas taxas relativas a renovação da CNH, ficando a avaliação psicológica com o custo de R$ 42,49.

Onde pagar?

A GAD-E é paga através dos bancos conveniados: Banco do Brasil (somente para correntistas), Banrisul, Caixa Econômica Federal, Santander, Sicredi ou Bradesco.

Onde Fazer?

A avaliação psicológica para habilitação deve ser realizada em um CFC (Centro de Formação de Condutores) do município de residência ou domicílio do condutor.


Este é um serviço: Departamento Estadual de Trânsito. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.