Prazo para saque do abono salarial é prorrogado no Rio Grande do Sul

Publicado: 22/07/2016 | Atualização: 22/07/2016

Os 97.116 trabalhadores gaúchos que ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano base 2014, terão uma nova oportunidade para pegar o benefício entre os dias 28 de julho a 31 de agosto. A prorrogação do prazo foi assinada nessa quinta-feirta (21) pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, no Palácio Piratini.

O período para saque terminou em 30 de junho e o Rio Grande do Sul foi o 3º estado com maior número de trabalhadores que deixaram de receber o benefício. Com isso, cerca de R$ 85 milhões deixaram de circular na economia do Estado.

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, agradeceu "a solidariedade e a sensibilidade do ministro Ronaldo Nogueira, que viabilizou a prorrogação do saque do PIS/Pasep. Foi uma ação muito rápida da nossa Secretaria, junto ao Ministério, que conseguiu viabilizar e prorrogar a data".

Como sacar o abono salarial

Equivalente a um salário mínimo, R$ 880, o benefício é pago a pessoas que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias, no ano base, e tenham recebido até dois salários mínimos por mês, nesse período.

O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido os dados informados corretamente pelo empregador.

Quem tiver o Cartão Cidadão pode sacar o benefício em casas lotéricas ou em terminais de autoatendimento da Caixa Economica Federal. Quem não tiver o cartão, pode receber o dinheiro em qualquer agência do banco, desde que leve documento de identificação.


Texto: Ascom STDS
Edição: Denise Camargo/Secom