Ospa interpreta repertório para cordas em concerto gratuito

Publicado: 24/07/2016 | Atualização: 25/07/2016
O maestro Paulo Bosisio é um dos maiores nomes brasileiros do violinoFoto: Gui Urban/Divulgação

Obras compostas para formações de cordas são o destaque do repertório do terceiro concerto da Série Igrejas 2016 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. O maestro e violinista Paulo Bosisio, um dos maiores nomes brasileiros do violino, volta à capital para ser regente e solista da apresentação. Trabalhos de George Frideric Handel (1685-1759) e Felix Mendelssohn (1809-1847) integram o programa. A Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (Avenida 24 de Outubro, 1751, Porto Alegre) recebe o evento nesta terça-feira (26), às 20h30. A entrada é franca.

Formado pelos violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas, o naipe das cordas se constitui como o mais numeroso de uma orquestra em comparação às madeiras, metais e percussão. Diversos compositores contribuíram para o desenvolvimento de repertório para grupos de cordas.

O programa da Ospa inicia com Concerto Grosso de Handel. De origem alemã, o músico estabeleceu-se como compositor em Londres. Tido como um dos mais importantes nomes do Barroco europeu, Handel consagrou-se como um exímio compositor e instrumentista.

Na sequência, duas obras de Mendelssohn são interpretadas. Na vanguarda da música alemã entre os anos 1830 e 1840, o compositor desenvolveu seu estilo musical próprio absorvendo influências de nomes como Bach, Mozart, Beethoven e Weber. A sinfônica apresentará seu Concerto para violino e cordas e sua Sinfonia Em Ré para cordas.

Citado pela Revista Concerto como um dos "mais importantes professores do instrumento no Brasil hoje", o violinista Paulo Bosisio retorna a Porto Alegre depois de 32 anos sem se apresentar com a Ospa. Formado no Brasil e Alemanha, atua à frente de importantes orquestras pelo mundo, é professor da Universidade do Rio de Janeiro, e desde 2007, integra a Academia Brasileira de Música. Um concurso bienal traz seu nome: "Concurso Paulo Bosisio", atualmente promovido pela Universidade Católica de Petrópolis.

Mais informações no site da Ospa e pelo telefone (51) 3222-7387.

Paulo Bosisio

Um dos mais destacados nomes do cenário musical brasileiro, Paulo Bosisio atua como violinista concertista, camerista e pedagogo. Sua formação se deu no Brasil e na Europa, onde foi bolsista do governo alemão e conquistou o diploma de Konzertexamen, título mais alto conferido a um instrumentista naquele país. Foi premiado duas vezes em concursos de violino das Escolas Superiores de Música da Alemanha. Participou de turnês como solista de orquestra, recitalista e camerista na Suíça, Alemanha, Itália, Grécia, França, Inglaterra, Escócia e Portugal. No Brasil, regeu importantes orquestras e fundou o Quarteto Paulo Bosisio, além de integrar outros grupos de música de câmara. 

É professor da Universidade do Rio de Janeiro e professor convidado em diversos seminários de música por todo o país. Gravou como solista de orquestra e quartetista na Europa e no Brasil, além de ter realizado gravações para a BBC e para a Rádio do Oeste Alemão. Membro da Academia Brasileira de Música desde 2007, é um dos mais empenhados executantes de música brasileira contemporânea.


Texto: Ascom Ospa
Edição: Secom