Fim do inverno e primavera terão pouca chuva e temperaturas baixas

Publicado: 30/07/2016 | Atualização: 01/08/2016
A previsão é para os meses de agosto, setembro e outubroFoto: Arquivo Seapi

Estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), indica baixas temperaturas e pouca chuva para os últimos meses do inverno no Rio Grande do Sul. O projeto analisa as condições atmosféricas atuais que interferem no clima, além de trazer a previsão para os meses de agosto, setembro e outubro.
Conforme o prognóstico, o resfriamento das águas do pacífico, observado ao longo do ano, tende a diminuir o volume de chuvas e as temperaturas devem ficar abaixo da média em algumas regiões do Sul do Brasil. A análise aponta, para os meses de agosto e setembro, precipitações pouco abaixo do padrão, principalmente na metade Norte do estado. Em outubro, as regiões Sul e Sudeste deverão registrar menores índices.
Assim como as chuvas, as temperaturas também devem se manter pouco abaixo do normal no período, principalmente nos meses de agosto e outubro, quando podem oscilar entre 9°C e 14°C. Em setembro, são esperadas temperaturas dentro do padrão, com mínimas entre 9°C e 15°C.
As máximas acompanham as mínimas, ficando abaixo da média na maior parte do estado. Conforme o estudo, o mês de agosto terá temperaturas menores que o padrão na Fronteira Sul. A partir de setembro, no entanto, as oscilações ficam dentro da média em todo o estado, aumentando a partir de outubro na metade Oeste.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul monitora as condições atmosféricas e climáticas por meio do Centro de Operações 24h (Codec), emitindo avisos e alertas às coordenadorias regionais e municipais. Em caso de situação de risco, a população deve entrar em contato no telefone 199.

Texto: Sidd Rodrigues e Bruna Staub/Ascom Defesa Civil
Edição: Gonçalo Valduga/Secom