Programa Gaúcho do Artesanato conta com mais de 37 mil artesãs cadastradas

Publicado: 12/03/2016 | Atualização: 15/03/2016

O Programa Gaúcho do Artesanato da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) conta com 37.212 artesãs cadastradas, das quais 12 mil entre 51 e 60 anos. As mulheres representam 79,1% dos profissionais inscritos no programa. 

Entre as artesãs está Nara Passos, de Gravataí, que trabalha há 16 anos com artesanato. Ela e o marido produzem peças em madeira como lembranças, utilitários (cabide, baú, caixa) e bancos. O casal e os três filhos vivem exclusivamente da renda do artesanato. "Sempre que surge uma oportunidade de vender as nossas peças eu digo que a família agradece, pois é o nosso ganha pão. É possível, sim, viver exclusivamente do artesanato. É só produzir peças bonitas, com capricho, ser organizada e correr atrás", reconheceu. 

O casal, que produz cerca de 200 lembranças e 5 bancos por semana e utiliza, sempre que possível, galhos de árvores podadas, há 15 anos expõe na Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), e acredita no potencial das feiras para os artesãos: "ali está a nossa expectativa de fazer uma renda extra", declarou Nara Pasoos. A Expoargs ocorre simultaneamente à Expointer e está com as inscrições abertas até o dia 29 de abril na Casa do Artesão de Porto Alegre e nas Agências FGTAS/Sine. 

Administrado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Texto: Jaíne Martins/Ascom FGTAS
Edição: Denise Camargo/Secom