Maestro israelense rege a OSPA em repertório para sopros e percussão

Publicado: 07/08/2016 | Atualização: 08/08/2016
A orquestra sinfônica interpreta obras da Renascença ao Modernismo que, devido à sua instrumentação particular, não são frequentemente executadasFoto: Ana Eidan

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta, nesta terça-feira (9), às 20h30, concerto especial com repertório voltado para formações de instrumentos de sopro e percussão. Sob a regência do maestro israelense Eran Reemy, que faz sua estreia à frente de uma orquestra brasileira, a sinfônica interpreta obras da Renascença ao Modernismo que, devido à sua instrumentação particular, não são frequentemente executadas. A apresentação ocorre no templo da Paróquia Santo Antônio do Pão dos Pobres (Rua da República, 838), dentro da programação comemorativa aos 80 anos da instituição. A entrada é franca.

O programa inicia com 'Sonata Octavi Toni', peça que integra a coleção 'Sacrae Symphoniae' do compositor veneziano Giovanni Gabrieli (1557-1612).  Na sequência, a orquestra apresenta 'Suite Française', elaborada por Francis Poulenc (1899-1963) para a peça 'La Reine Margot', de Edouard Bourdet. Richard Strauss (1864-1949) é o próximo compositor lembrado, com sua 'Serenata em Mi Bemol Maior', que compôs aos 17 anos. Depois, uma famosa obra norte-americana será apreciada: 'Fanfarra para o Homem Comum', de Aaron Copland (1900-1990).

A obra 'Abertura para Instrumentos de Sopro', escrita por Felix Mendelssohn (1809-1847) aos 15 anos, dá andamento à apresentação, seguida da 'Sinfonia para Instrumentos de Sopro', de Igor Stravinsky (1882-1971). Para finalizar a noite, os músicos tocam 'Slava!', que Leonard Bernstein (1918-1990) produziu para a inauguração da Temporada 1977 da Orquestra Sinfônica Nacional dos Estados Unidos.

Natural de Israel, Reemy foi trompete principal da Sinfônica de Jerusalém e, em 2005, passou a integrar a Filarmônica de Israel. Como maestro, já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica de Bochum (Alemanha), a Filarmônica de Santiago (Chile), a Orquestra de Câmara de Neu Potsdam (Alemanha), a Orquestra de Câmara de Israel e a Orquestra Israel Kibbutz, entre outros grupos. É membro do corpo docente da Academia de Música e Dança Rubin de Jerusalém e leciona na Escola de Música Buchman-Mehta em Tel-Aviv.

O evento, que integra a Série Igrejas da Ospa, também celebra o octogésimo aniversário do bispo Dom Dadeus Grings.

Texto: Ana Eidam/ Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/Secom