Abertas as inscrições para o 3º Prêmio Empreendedor Cultural

Publicado: 23/08/2016 | Atualização: 23/08/2016
Premiação busca estimular produtores culturais que fazem a diferença em suas comunidades Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Empreendedor Cultural, projeto que busca estimular produtores que fazem a diferença em suas comunidades. Nesta terceira edição, serão destinados R$ 200 mil para ações culturais de qualquer segmento ou linguagens artísticas. Os projetos devem ser criados em um dos 118 municípios da área de abrangência da AES Sul, patrocinadora do evento.

As inscrições podem ser feitas até 21 de outubro no site. Para participar, é preciso ser produtor pessoa jurídica com fins lucrativos habilitado no Sistema Pró-Cultura RS e estar sediado na área de abrangência do prêmio. O projeto não precisa estar inscrito na Lei de Incentivo à Cultura do Estado.

A seleção e a premiação acontecem em duas fases. Na primeira, os projetos serão analisados por uma comissão curadora, integrada por pessoas de notório saber e reconhecimento. Serão indicados 20 finalistas que farão parte de uma imersão de três dias na Residência Sociocriativa, orientados pelo curador geral do projeto, André Martinez, em Santa Maria. Na segunda fase, os finalistas serão reapresentados e os ganhadores serão selecionados pelo comitê de premiação.

O prêmio também oferecerá capacitação para quem deseja criar projetos inovadores. Uma edição especial do curso Inovação em Projetos 2.0 acontece em Santa Cruz do Sul, entre 29 de setembro e 1º de outubro, no Espaço Camarim.
Os projetos precisam lidar de forma inovadora com um ou mais dos temas BomPraHackear, FazGenteBrilhar, GeraOportunidades, MultiplicaaEnergia, LigaOsNós e CuidaDaVida.

Texto: Roberta Amaral/Ascom Sedac
Edição: Gonçalo Valduga/Secom