Gramado recebe a 44ª edição do Festival de Cinema nesta semana

Publicado: 27/08/2016 | Atualização: 29/08/2016
O secretário Victor Hugo participou ainda da inauguração do Museu do Festival de Cinema, nessa sextaFoto: Edison Vara/ Especial para Sedac

O mais antigo festival de cinema em atividade ininterrupta no Brasil abriu em Gramado, nessa sexta-feira (26), com sua 44ª edição, celebrando o interesse crescente que desperta entre produtores audiovisuais do Brasil e da América Latina. Além do Brasil, outros nove países estão representados na mostra competitiva de longas-metragens estrangeiros. O evento vai até o próximo sábado (3) e tem seu principal foco no Palácio dos Festivais.
O ministro da Cultura, Marcelo Calero, acentuou que "a cultura é um eixo estratégico de desenvolvimento, porque gera emprego, renda e impostos para induzir outras áreas". Pela primeira vez na história do festival um ministro da Cultura prestigiou a cerimônia de abertura. "Sua presença aqui hoje transforma Gramado na capital nacional da Cultura", elogiou o secretário da Cultura, Victor Hugo, que representou o governador José Ivo Sartori na cerimônia.
Mais de 300 jornalistas se credenciaram para cobrir o evento, que é acompanhado de perto por 150 veículos de comunicação. Números que revelam a grandiosidade do evento e reafirmam sua importância, não só para a identidade cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil, mas também como polo de desenvolvimento da economia.

Elogio às leis de incentivo à cultura

O ministro Calero assegurou ainda a manutenção e o fortalecimento da Lei Rouanet, que garante benefícios fiscais a empresas que investem em cultura. "Nunca vai terminar, embora seja essencial a sua modernização", afirmou.
O secretário Victor Hugo também reconheceu a importância da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e do trabalho desenvolvido pelo Conselho Estadual da Cultura, que analisa os projetos inscritos. "Neste Estado, governo e conselho trabalham juntos pelo desenvolvimento cultural”, assegurou.

Autoridades projetam 45 anos

A proximidade da 45ª edição, que ocorre em 2017, levou autoridades a projetarem o momento histórico. "Sou um sonhador como muitos que estão aqui e por isso desejo de alma, coração e pensamento que estejamos todos aqui nos 45 anos. Vamos olhar para frente e reverenciar o passado", celebrou Victor Hugo.
A festa de abertura encerrou com a execução de canções das trilhas sonoras do filme Os Miseráveis e da série de televisão Game Of Thrones pela Orquestra Sinfônica de Gramado.
O 44º Festival de Cinema de Gramado é uma promoção da  prefeitura da cidade, com financiamento das Leis de Incentivo à Cultura estadual e federal.

Museu resgata a história

O secretário Victor Hugo participou ainda da inauguração do Museu do Festival de Cinema, na tarde dessa sexta. O espaço será interativo e lembra os mais de 40 anos do evento. O museu está localizado no Palácio dos Festivais e recebe visitantes diariamente das 11h às 21h, com ingressos a R$ 20 e, nos sábados, domingos e feriados, R$ 30.

Texto: Maria Emilia Portella/Ascom Sedac, com colaboração da assessoria do Festival
Edição: Léa Aragón/ Secom