Atividade integra calendário de ações pelos 10 anos da Lei Maria da Penha

Publicado: 01/09/2016 | Atualização: 02/09/2016

Promovida pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), com o apoio das entidades integrantes da Rede Lilás, a ação pelos dez anos da Lei Maria da Penha ocorre neste domingo (4) a partir das 12h, no Campo do SESI, na Avenida Frederico Mentz com rua Graciano Camozzato (na praça), no bairro Farrapos, em Porto Alegre. 

Enquanto as equipes esportivas disputam o 4º Torneio de Futebol Feminino Farrapos, Humaitá e Navegantes, três unidades móveis oferecem serviços de atenção às mulheres: assistência jurídica, de saúde, psicológica, assistência social e oferta de emprego. Além do ônibus Lilás, da SJDH, que estará estacionado na praça ao lado do campo, a unidade móvel do SINE, da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e profissionais da Secretaria da Saúde. 

Conforme a diretora do departamento de Políticas para as Mulheres da SJDH, Salma Farias Valencio, a iniciativa visa promover a autoestima, a independência e a liderança feminina pelo esporte; unir as boas práticas do futebol para a inclusão de gênero e dar visibilidade à luta pelo fim da violência contra as mulheres. O esporte tem o poder de trabalhar diversos aspectos da vida e da sociedade.  

No torneio, o empoderamento feminino se dá com o esporte. O Departamento de Políticas para as Mulheres, Departamento de Políticas para a Juventude, Liga de Futebol Feminino Farrapos, Humaitá e Navegantes 1904/2016 e Instituto Fazendo Futuro promovem o torneio. 

O evento terá ainda a participação da MC Ingrid Zabala, MC Aleh do IAPI e Elemento. A Arena Empreendimentos (Grêmio) doou as medalhas e troféus de premiação do torneio.

Texto: Ascom SJDH 
Edição: Léa Aragón/Secom