Ospa distribui senhas para concerto gratuito no Araújo Vianna

Publicado: 02/09/2016 | Atualização: 02/09/2016
José Staneck, um dos mais conceituados instrumentistas da harmônica, foi solista com diversas orquestras nacionais e internacionaisFoto: Line Nunes/Ospa

O público da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre pode garantir entradas para o 'Concerto Afro-latino' a partir deste sábado (3). Agendada para o domingo (4), às 11h, a apresentação presta homenagem à influência da sonoridade africana na música latino-americana. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria do Auditório Araújo Vianna, local do evento, entre 9h e 17h de sábado e das 9h de domingo até o início do espetáculo (cada pessoa pode retirar duas senhas). A regência será de Arthur Barbosa, e os solos, de José Staneck, um dos grandes nomes da harmônica no mundo. O concerto é apresentado pelo Banrisul.

Programa

"Este concerto é uma prova de que a África e a América Latina são continentes irmãos, e de que somos os próprios filhos da ‘Mama África", afirma o maestro Arthur Barbosa. “Vamos evidenciar a influencia da cultura africana na nossa música - muitos dos ritmos latinos têm influencia direta dos ritmos e instrumentos africanos, e vários compositores acadêmicos do continente incorporaram esta característica”, completa.

O roteiro inicia com os ritmos afro-brasileiros de 'Batuque', a terceira dança da suíte 'Reisado do Pastoreio', de Lorenzo Fernández (1897-1948). O gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988) é lembrado com seu 'Concerto para Harmônica e orquestra'. Quem executa os solos desta obra é José Staneck, solista que já atuou à frente de importantes orquestras do Brasil e do Mundo e que já teve obras de compositores como H.J. Koellroetter, Egberto Gismonti, Marlos Nobre e Edino Krieger dedicadas a ele.

Em uma passagem pela Argentina, Alberto Ginastera (1916 -1983), que completaria 100 anos em 2016 se estivesse vivo, é o próximo a ser interpretado, com 'Malambo', da 'Suíte Estância'. A obra é inspirada no poema de José Hernández, 'El Gaucho Martín Fierro', considerado o livro nacional dos argentinos. A viagem segue para o México, onde Arturo Marquez (1950-) compôs 'Conga del Fuego Nuevo', peça que nos remete à tradição mariachi.

Depois, a orquestra executa 'Fantasia Candombe', do próprio maestro Arthur Barbosa (1965-), baseada no ritmo uruguaio. Para encerrar o concerto sem sair do ritmo de dança, os músicos tocam uma seleção de mambos do cubano Pérez Prado (1916-1989), outro grande nome cujo centenário de nascimento é comemorado em 2016.

Série Araújo Vianna

Lançada no ano passado, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias municipal e estadual de Cultura. A apresentação mostra nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando continuidade a um histórico de exibições da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós. O Banrisul é o apresentador oficial dos eventos. Esta é a segunda exibição de 2016.

Maestro

Violinista, compositor e regente, Arthur Barbosa integra a Ospa desde 1998. Suas obras têm sido executadas em mais de 15 países. Já regeu orquestras como a OSBA (Bahia), Filarmônica de Granada (Espanha), OSPB (Paraíba) e Terra Symphony Orchestra (Nova Iorque). Desde fevereiro de 2012, ocupa o cargo de diretor artístico e regente titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem.

Solista

Mestre em Música pela Unirio, José Staneck, um dos mais conceituados instrumentistas da harmônica, foi solista com diversas orquestras nacionais e internacionais. Dirigiu o Musiarte - Curso Integrado de Música por 15 anos, trabalhou em composições para cinema e participou da gravação de CDs com renomados grupos orquestrais e em carreira solo. Compositores como H.J. Koellroetter, Nivaldo Ornelas, Ricardo Szpilman, Egberto Gismonti, Beetholven Cunha, Marlos Nobre e Edino Krieger já dedicaram obras a ele.

Mais informações pelo site da Ospa ou pelo telefone 51 32227387.

SERVIÇO:

Pauta: Concerto da Série Araújo Vianna

Quando: domingo (4), às 11h

Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, s/nº – Redenção)

ENTRADA FRANCA

Distribuição de senhas:

Sábado (3), das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório

Domingo (4), das 9h às 11h, na bilheteria do Auditório

Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

Texto: Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/Secom