Ospa Jovem se apresenta em concerto no Theatro São Pedro

Publicado: 04/09/2016 | Atualização: 05/09/2016
Obras de destaque do repertório erudito tradicional, além de peças contemporâneas, compõem o programa da noiteFoto: Ana Eidam/ Ascom Ospa

O Theatro São Pedro, palco já tradicional da Ospa, recebe, nesta terã-feira (6), às 20h30, um grupo orquestral muito especial. A Ospa Jovem - Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós/Escola de Música da Ospa, formada pelos alunos avançados da instituição, se apresenta sob a regência de Arthur Barbosa. Obras de destaque do repertório erudito tradicional, além de peças contemporâneas, compõem o programa da noite. Weslei Felix Ajarda, aluno de contrabaixo que foi o vencedor das duas seleções internas de estudantes do conservatório, é o solista da noite. As entradas estão esgotadas. Haverá fila de espera.

A ideia de desafiar os jovens músicos da Escola a executar composições em formato original, não adaptadas - ou seja, com o mesmo nível de dificuldade que os músicos profissionais da Ospa enfrentam ao vivo - foi colocada em prática pela primeira vez em concerto no ano passado. Na ocasião, o público lotou o Salão de Atos da UFRGS. Depois desse sucesso, os concertos da Ospa Jovem entraram na agenda da Temporada 2016 da fundação, em série especial. A apresentação da terça-feira também exibirá os novos instrumentos obtidos com o Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras - a Ospa Jovem foi a vencedora do certame no ano passado.

O repertório da noite inicia com 'Marcha Militar' de Franz Schubert (1797-1828). Na sequência, três trechos da suíte da ópera 'Carmen', a mais famosa ópera de Georges Bizet (1838-1875), serão apreciadas: o prelúdio do Ato I, 'Habanera' e 'Los toreadores'. Depois, o solista Weslei Felix Ajarda, estudante de contrabaixo do conservatório, sobe ao palco para apresentar 'Concertino para Contrabaixo' de Ernst Mahle (1929 -). O quarto movimento da 'Sinfonia nº 5' de Ludwig van Beethoven (1770 - 1827), obra emblemática da música sinfônica, é a peça seguinte. Após mais uma obra de Bizet - 'Farandole' de 'L'Arlésienne' -, a 'Danzón nº 2', do mexicano Arturo Márquez (1950 -), encerra o programa.

Ospa Jovem
O grupo é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da Escola, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É na orquestra que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto. A Ospa Jovem vem apresentando uma série de concertos anualmente, cumprindo também importante papel social nas apresentações gratuitas em teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições.

Escola de Música da Ospa
Fundado em 3 de março de 1972, o Conservatório Pablo Komlós, cujo atual diretor é Diego Grendene de Souza, é referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul. A escola é gratuita e tem como público-alvo crianças e jovens de oito a 25 anos. Trata-se da única instituição de ensino voltada para a formação de músicos de orquestra no Estado, oferecendo a estudantes a oportunidade de profissionalização na área.

SERVIÇO:

Pauta: Concerto da Ospa Jovem

Quando: terça-feira (6), às 20h30

Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro, Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA

Retirada de senhas:
na bilheteria do Theatro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h (quando não há espetáculos noturnos, das 13h às 18h30); nos sábados, das 15h às 21h, e domingos, das 15h às 18h.

Texto: Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/Secom