Memorial do Rio Grande do Sul inaugura exposição sobre a Revolução Farroupilha

Publicado: 11/09/2016 | Atualização: 12/09/2016
'O dia a dia na Guerra Civil Farroupilha: sobrevivências?' pretende mostrar como as pessoas comuns sobreviveram ao conflitoFoto: Divulgação Sedac

Pela a primeira vez, a Secretaria da Cultura (Sedac) reúne em uma só mostra acervos do Memorial do Rio Grande do Sul, Arquivo Histórico, Museu Antropológico, Museu Júlio de Castilhos e Museu de Comunicação Hipólito José da Costa. A exposição 'O dia a dia na Guerra Civil Farroupilha: sobrevivências', que será inaugurada nesta terça-feira (13) às 18h30, no Memorial, mostra as práticas e experiências humanas dos diferentes segmentos sociais, sexuais e étnicos e como as pessoas comuns sobreviveram ao conflito.
O processo de mitificação que a Revolução Farroupilha sofreu ao longo do tempo dificultou a sua discussão. Foram reunidos alguns itens do Arquivo Histórico, Museu Júlio de Castilhos, Museu Antropológico, Museu da História da Medicina, Museu da Comunicação, com o objetivo de oferecer à sociedade espaço para a discussão da memória rio-grandense. Constituída de documentos, objetos e fragmentos da obras ficcionais, a exposição possibilita releituras do episódio farroupilha.

A exposição 'O dia a dia na Guerra Civil Farroupilha: sobrevivências' pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingos e feriados, das 13 às 17h, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Rua Sete de Setembro, nº 1020, Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é franca.


Texto: Roberta Amaral/Ascom Sedac
Edição: Denise Camargo/Secom