Nação conta história do Massacre de Porongos nesta quarta

Publicado: 13/09/2016 | Atualização: 13/09/2016

Em homenagem à Semana Farroupilha, o Nação desta semana vai contar um capítulo polêmico da história da Guerra dos Farrapos (1835 - 1845). O Massacre de Porongos será o tema do programa que vai ao ar nesta quarta-feira (14), às 21h.

Iniciada em 20 de setembro de 1835, a Revolução Farroupilha colocou frente a frente no campo de batalha os grandes estancieiros gaúchos e o império brasileiro. 

Em novembro de 1844, a guerra estava perto do fim, mas uma questão permanecia sem solução: a dos escravos libertados pela República para servir ao exército republicano. Tanto para o império quanto para os líderes farroupilhas, era inaceitável reconhecê-los como livres. Os exércitos viviam uma trégua momentânea para negociarem a paz. 

No acampamento da curva do arroio Porongos, atual município de Pinheiro Machado, o coronel Teixeira Nunes e seu corpo de Lanceiros Negros descansavam. Eles foram atacados de surpresa por Francisco Pedro de Abreu, o Moringue, quebrando o decreto de suspensão de armas e massacrando os escravos. 

A apresentadora Fernanda Carvalho também conversa com o jornalista, escritor e professor Juremir Machado da Silva. Ele é autor do livro História Regional da Infâmia, que conta detalhes sobre o episódio. O programa pode ser conferido via streaming.


Texto: Clarice Passos/Ascom TVE
Edição: Gonçalo Valduga/Secom