Ospa divide palco com o violonista Fábio Zanon e o maestro Nicolas Rauss

Publicado: 25/09/2016 | Atualização: 26/09/2016
Nicolas Rauss, o regente, é diretor artístico da Orquestra Orquesta Clásica de la Universidad de Santiago de ChileFoto: Gustavo Castagnello/Ospa

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre recebe dois convidados especiais em concerto da Série Ufrgs: o violonista brasileiro Fábio Zanon e o maestro suíço Nicolas Rauss nesta terça-feira (27) às 20h30. Parte da programação do 8º Festival de Violão da Universidade, a apresentação destacará duas peças do mesmo período, com pontos de contato: o 'Concierto Levantino', de Manuel Palau, e o 'Concerto para Orquestra', de Béla Bartók. Os ingressos custam R$ 10 e 20 e podem ser adquiridos no Salão de Atos da Ufrgs, local do evento, no mesmo dia.
Fábio Zanon, professor na Academia Real de Música de Londres e um dos grandes violonistas da atualidade, fará os solos da peça de Palau (1893-1967). O 'Concierto Levantino', estreado em 1949, será executado pela primeira vez em Porto Alegre. Trata-se de um dos trabalhos do compositor espanhol que carregam a marca do impressionismo além de melodias típicas da região de Valência.

A produção de Bartók (1881-1945), que terá obra revisitada na segunda parte da noite, também apresenta elementos do folclore. O compositor húngaro era etnomusicologista e pesquisou a música popular do leste europeu. O 'Concerto para Orquestra', última peça que finalizou, data de 1943, quando ele já vivia em exílio nos Estados Unidos.

Nicolas Rauss, o regente, é diretor artístico da Orquestra Orquesta Clásica de la Universidad de Santiago de Chile (USACH). Já dirigiu A Filarmônica de Mendoza, a Sinfônica do Sodré e a Sinfônica Provincial de Rosário. Há dois anos ele não conduz a Ospa.

A bilheteria do Salão de Atos da Ufrgs abre às 11h. Mais informações pelo telefone 51 3222 7387 ou pelo site da Ospa. O concerto também presta homenagem ao Setembro Amarelo, campanha que busca conscientizar a população sobre a questão do suicídio.

Nicolas Rauss (Suíça | regente)
Nascido em Genebra (Suíça), Rauss é diretor artístico da Orquestra USACH. Foi diretor titular da Filarmônica de Mendoza (Argentina), diretor principal da Sinfônica do Sodré (Uruguai) e diretor artístico da Sinfônica Provincial de Rosário (Argentina). Logo depois de se formar em direção orquestral e coral em Genebra, obteve o Primeiro Prêmio do 6º Concurso Internacional de Regência Gino Marinuzzi (Sanremo). Já regeu orquestras em países como Suíça, Itália, Alemanha, Macedônia e Geórgia, e esteve à frente de orquestras de diferentes países da América Latina.

Fábio Zanon (Brasil | violonista)
É reconhecido internacionalmente como um dos grandes violonistas da atualidade. Sua atividade como violonista, escritor, regente, professor e comunicador tem contribuído para uma mudança da percepção do violão na música de concerto. Foi vencedor de dois dentre os maiores concursos internacionais de violão em 1996, o 'Tarrega', na Espanha, e o GFA, nos EUA. Foi agraciado com o Prêmio Moinho Santista em 1997, Prêmio Carlos Gomes em 2005, Prêmio Bravo! em 2010 e indicado para o Grammy Latino em 2011. É Fellow e Visiting Professor da Royal Academy of Music em Londres desde 2008. Já tocou nos maiores teatros e festivais e à frente de importantes orquestras em mais de 40 países.

Texto: Mariana Sirena/ Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/ Secom