Flautista italiana é destaque de concerto Ospa na UFRGS nesta terça

Publicado: 09/10/2016 | Atualização: 10/10/2016
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)Foto: Ana Eidam/ Ascom Ospa

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) vai dar sequência à Série UFRGS de concertos ao receber uma convidada internacional. A flautista italiana Elena Cecconi, professora na Academia de Música de Gênova, se apresenta com a Ospa em Porto Alegre nesta terça-feira (11).

Evandro Matté, diretor artístico da orquestra, conduzirá os músicos na interpretação de obras de Gioachino Rossini, Saverio Mercadante e Nikolai Rimsky-Korsakov. O evento, parte da programação do 7º Encontro Internacional de Flautistas do Rio Grande do Sul, tem início às 20h30 e acontece no Salão de Atos da universidade. Ingressos entre R$ 10 e 20, à venda no local, no dia do evento.

A noite inicia com a Abertura de La Gazza ladra, ópera do italiano Rossini (1792-1868), um dos mais prestigiados compositores do gênero em sua época. Na sequência, a solista sobe ao palco para executar a peça de destaque da noite, de outro italiano do mesmo período: Mercadante (1795-1870). Elena fará os solos do Concerto para flauta e orquestra, obra do início da carreira do compositor que se tornou um de seus mais famosos trabalhos. Com uma escrita de solo exigente e virtuosística, foi um dos concertos através do qual Mercadante demonstrou seu grande domínio das possibilidades técnicas da flauta e da própria orquestração.

Na segunda parte da noite, o público será levado a uma viagem ao oriente pela sensibilidade do russo Rimsky-Korsakov (1844-1908). Integrante do Grupo dos Cinco, que, no final do Século XIX, congregava compositores nacionalistas russos, ele compôs a suíte sinfônica Scheherazade inspirado em As Mil e uma Noites. Era comum o fascínio pelo Oriente na Rússia Imperial. Apesar de trazer a inspiração dos contos árabes, a obra possui um claro colorido orquestral da Rússia.

Além de integrar a programação do 7º Encontro Internacional de Flautistas do RS, o evento presta homenagem aos 50 anos da Fundação Universitária de Cardiologia e do Instituto de Cardiologia do RS.

A bilheteria do Salão de Atos da UFRGS abrirá às 11h. Mais informações pelo telefone (51) 32227387 ou pelo site.

Texto: Ascom Ospa
Edição: Gonçalo Valduga/Secom