Série Concertos Didáticos 2016 se inicia neste sábado com trilhas de animações

Publicado: 13/10/2016 | Atualização: 13/10/2016
Ospa faz apresentações didáticas em Porto AlegreFoto: Ana Eidam/ Ascom Ospa

A já tradicional sequência de apresentações para escolas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) na Série Concertos Didáticos 2016 terá quatro exibições nas manhãs de sábado (15), segunda (17) e terças-feiras (18 e 25). Crianças, orientadas pelo maestro Evandro Matté, apreciarão trilhas de animações e repertório tradicional. O primeiro concerto da série será aberto ao público.

Que instrumentos formam a orquestra? O que faz um maestro? Como se dividem os naipes? Estas e outras perguntas serão respondidas de forma divertida e interativa. Criada para aproximar o público infantil da música orquestral, a iniciativa mistura execução de obras sinfônicas e conversa do regente com os jovens ouvintes.


O diretor artístico da Ospa conduz as turmas de escolas previamente inscritas (de segunda à quarta série do ensino fundamental). Um total de 46 escolas está se inscreveu para esta edição, das quais 43 são da rede pública. Os concertos ocorrem nas manhãs de 15, 17, 18 (sábado, segunda e terça-feira), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, e de 25 (terça-feira), no Theatro São Pedro.


A apresentação inicial da Série 2016, no sábado (15), às 10h30, na Assembleia, será aberta ao público. O repertório destaca peças conhecidas do público infantil, como os temas dos filmes 'Harry Potter', 'O Rei Leão', 'Piratas do Caribe' e 'A Bela Adormecida', além de canções de roda e peças mais tradicionais da música de concerto.


A apresentação será do carismático 'Cachorro Abelardo', personagem interpretado por Mário de Ballentti, ator e manipulador de bonecos que atuou junto à TV Colosso, da Rede Globo, e que fundou da Cia. Caixa do Elefante. No elenco de participações especiais está também o jovem contrabaixista Weslei Félix Ajarda, estudante da Escola de Música da Ospa que venceu os últimos dois concursos internos do conservatório, e a cantora mirim Maria Carolina Nogarett, integrante do Musical Anchieta e do Coro Jovem da Escola da Ospa.


A intenção dos Concertos Didáticos é complementar a educação musical dos alunos, contribuindo também para a formação de novas plateias para a música de concerto. A programação é desenvolvida especialmente para os estudantes. Na segunda (17) e terça-feira (18), no Teatro Dante Barone, os concertos estão agendados para as 9h e 10h30. Na terça-feira (25), no Theatro São Pedro, o horário é às 10h30. Mais informações pelo telefone 51 3222 7387 ou pelo site da Ospa.


Evandro Matté (regente)

É diretor artístico da Ospa; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Completou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da Unisinos. 


Concertos voltados às escolas previamente inscritas:

Quando: segunda (17) e terça-feira (18) às 9h e às 10h30, no Teatro Dante Barone (Assembleia Legislativa - Praça Marechal Deodoro, 101) e terça-feira (25) às 10h30, no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº)


Texto: Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/ Secom