Margs recebe recital de estreia do Trio Erudi da Ospa

Publicado: 14/10/2016 | Atualização: 13/10/2016

Criado com a proposta de explorar o melhor do repertório para a formação de piano, violino e violoncelo, o Trio Erudi, composto por músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, estreia no domingo (16). A Pinacoteca do Museu de Arte do RS Ado Malagoli (Margs) sedia o recital, parte da Série Música no Museu da Ospa. A partir das 16h30, o pianista André Carrara, o violinista Danilo de Campos Vieira e o violoncelista Rodrigo Alquati interpretarão duas obras canônicas para piano trio: Piano Trio em Ré maior, Op.70 No. 1 “Geister Trio”, de Ludwig van Beethoven, e Piano Trio no. 1 Op. 49 “Grand Trio” de Felix Mendelssohn. A entrada é franca.

O programa

'Piano Trio em Ré maior, Op.70 Nº 1' é o primeiro do conjunto 'Opus 70' de trios para piano elaborados por Beethoven (1770- 1827) e dedicados à condessa Marie von Erdody, que o hospedava na época da composição. Ele ficou conhecido como 'Geister Trio' (Trio Fantasma) devido às sonoridades misteriosas. Acredita-se que elas estejam relacionadas a uma possível discussão de Beethoven com o dramaturgo Heinrich von Collin para a produção de uma ópera inspirada em Macbeth, de Shakespeare.

O 'Piano Trio nº 1 Op. 49', de Mendelssohn (1809-1847), ficou conhecido como 'Grand Trio'. Quando a obra foi objeto de análise de Schumann, ele declarou considerar Mendelssohn 'o Mozart do Século XIX, o mais brilhante dos músicos, aquele que percebe mais claramente as contradições da época, e o primeiro a conciliá-las'.

Tio Erudi

Todos os seus integrantes possuem consolidada trajetória no Brasil e no exterior. O grupo foi criado para realizar repertório de música de câmara originalmente composto para a formação. O nome 'Erudi' deriva de 'Erudito', adjetivo que se relaciona à música, à literatura, ou à cultura em geral, e que nos remete ao que é bem elaborado, estudado e cuidado.

A série

Uma das grandes novidades na programação da Ospa em 2016, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o MARGS.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone 51 3222 7387.

Texto: Ascom Ospa
Edição: Secom